Repositório Digital

A- A A+

Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço?

.

Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Temas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço?
Autor Machado, Daiane Bairros
Orientador Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Genética
Livro didático
[en] Middle school
[en] New biology
[en] Teaching of genetics
[en] Textbook of biology
Resumo A Genética é a área da Biologia que mais se desenvolveu nas últimas décadas. Temas como clonagem, células-tronco e transgênicos estão constantemente na mídia e consequentemente adentram a escola gerando debates sobre questões éticas e sociais. Esses temas, bem como outros relacionados à “Nova Biologia” devem ser abordados nos livros didáticos, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Essa pesquisa analisou os oito livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2012 para o Ensino Médio, enfocando no conteúdo de Genética a presença e a forma de abordagem de temas contemporâneos da área. Os resultados destacam que embora os livros didáticos já apresentem esses temas, eles não podem ser utilizados como única ferramenta de ensino-aprendizagem, bem como não é possível ao professor adotar uma única obra para desenvolver o seu projeto pedagógico.
Abstract Genetics is the field of Biology that has developed the most in the last few decades. Topics such as cloning, stem cells and transgenic are constantly in the media and thus enter into the school generating debates about ethical and social issues. These themes, as well as other related to New Biology should be addressed in textbooks, as the National Curriculum Parameters for Middle School (PCNEM). This research examined the eight textbooks indicated by the National Program of the Textbook (PNLD) in 2012 for the Middle School, focusing on the content of Genetics the presence and form of approach to contemporary issues of the area. The results highlight that although the textbooks already present these issues, they may not be used as the only tool for teaching and learning, as well as unable to professor adopt a single work to develop your teaching project.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/109902
Arquivos Descrição Formato
000948794.pdf (824.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.