Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Daiane Bairrospt_BR
dc.date.accessioned2015-02-10T02:17:31Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109902pt_BR
dc.description.abstractA Genética é a área da Biologia que mais se desenvolveu nas últimas décadas. Temas como clonagem, células-tronco e transgênicos estão constantemente na mídia e consequentemente adentram a escola gerando debates sobre questões éticas e sociais. Esses temas, bem como outros relacionados à “Nova Biologia” devem ser abordados nos livros didáticos, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Essa pesquisa analisou os oito livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2012 para o Ensino Médio, enfocando no conteúdo de Genética a presença e a forma de abordagem de temas contemporâneos da área. Os resultados destacam que embora os livros didáticos já apresentem esses temas, eles não podem ser utilizados como única ferramenta de ensino-aprendizagem, bem como não é possível ao professor adotar uma única obra para desenvolver o seu projeto pedagógico.pt_BR
dc.description.abstractGenetics is the field of Biology that has developed the most in the last few decades. Topics such as cloning, stem cells and transgenic are constantly in the media and thus enter into the school generating debates about ethical and social issues. These themes, as well as other related to New Biology should be addressed in textbooks, as the National Curriculum Parameters for Middle School (PCNEM). This research examined the eight textbooks indicated by the National Program of the Textbook (PNLD) in 2012 for the Middle School, focusing on the content of Genetics the presence and form of approach to contemporary issues of the area. The results highlight that although the textbooks already present these issues, they may not be used as the only tool for teaching and learning, as well as unable to professor adopt a single work to develop your teaching project.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNew biologyen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTeaching of geneticsen
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectTextbook of biologyen
dc.subjectMiddle schoolen
dc.titleTemas contemporâneos de genética nos livros didáticos : há espaço?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000948794pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples