Repositório Digital

A- A A+

Caracterização de ambientes urbanos em livros didáticos de biologia do ensino médio

.

Caracterização de ambientes urbanos em livros didáticos de biologia do ensino médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Caracterização de ambientes urbanos em livros didáticos de biologia do ensino médio
Autor Duarte, Leonardo Machado
Orientador Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Ensino de biologia
Livro didático
[en] Citizenship
[en] Education
[en] Teaching of biology
[en] Textbook
[en] Urban environment
Resumo O presente estudo visa caracterizar a forma como os livros didáticos de biologia expõem o ambiente urbano. A motivação para a pesquisa surgiu da aparente ausência de uma abordagem das cidades dentro da esfera ecológica. A recomendação de que os conteúdos devem ser ministrados com um enfoque no cotidiano dos alunos também justifica esse trabalho. Para tanto foram examinados seis dos oito livros didáticos de biologia do Ensino Médio estabelecidos pelo Guia do Programa Nacional dos Livros Didáticos 2012, especificamente a unidade de Ecologia. Cada menção ao ambiente urbano de texto ou imagem foi selecionada e analisada. Foi constatado que as cidades, lugar em que grande parte dos professores e alunos vivem, é descrito de uma forma pessimista, praticamente só a partir dos problemas ambientais. Em 48% das menções, os textos e imagens relacionavam o ambiente urbano à poluição. Os estudantes urbanos veem seu ambiente retratado pelos livros didáticos de forma negativa e não encontram, ao menos na mesma fonte, as maneiras de se engajar em projetos e iniciativas que busquem a mudança dos problemas ambientais e sociais presentes e futuros.
Abstract The present study aimed to characterize the way in which biology textbooks expose the urban environment. The motivation of this study arose from the apparent absence of a approach to cities within ecological realm. The recommendation that the content should be taught with a focus on the daily life of students justifies this job. For this were examined for six of the eight textbooks in High School biology established by the Guia do Programa Nacional dos Livros Didáticos 2012, specifically Ecology unit. Each mention of text or image to the urban environment was then compiled and analyzed. It was found that the urban environment, in place most teachers and students live, is described in a pessimistic way, almost exclusively from environmental problems. In 48% of mentions texts and images related environment urban and pollution. The students see their environment portrayed negatively by the textbooks and are not (at least in the same source) ways of to engage in projects and initiatives that seek changing environmental and social problems present and future.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/109903
Arquivos Descrição Formato
000948883.pdf (2.633Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.