Repositório Digital

A- A A+

Valorização da natureza na revista Ciência Hoje das Crianças

.

Valorização da natureza na revista Ciência Hoje das Crianças

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Valorização da natureza na revista Ciência Hoje das Crianças
Outro título Environmental valorization in the magazine Ciência Hoje das Crianças
Autor Affeldt, Bruno Barbosa
Orientador Guerra, Teresinha
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Ciência Hoje das Crianças (Revista)
Educação ambiental
Meio ambiente
[en] Ciência Hoje das Crianças
[en] Environment
[en] Environmental education
Resumo Os impactos ambientais da exploração humana estão se tornando assuntos comuns nos meios de comunicação. O modo como o homem maneja os recursos naturais estão longe do satisfatório e uma reformulação na maneira que o ser humano enxerga o meio ambiente é o assunto emergente. O objetivo deste artigo é o de analisar um meio de divulgação científica para crianças e verificar se este cumpre papel educativo ambiental para seu público alvo. Os problemas ambientais estão se agravando, a sociedade necessita do maior número possível de meios para controlar este problema. Um importantíssimo método é através da conscientização ambiental, mostrando os danos causados pelo desenvolvimento humano e como nossas ações refletem no ambiente. Uma das ferramentas para a transmissão desse conhecimento é a mídia, porém, não basta apenas transmitir a informação se não for efetiva. No presente artigo, a versão online da revista Ciência Hoje das Crianças é analisada sob este ponto de vista, procurando saber sua efetividade na divulgação da preservação do meio ambiente, explorando temas como impactos ambientais das ações humanas, mudanças climáticas, sustentabilidade, energias limpas e preservação de fauna, flora e recursos.
Abstract The environmental impacts due to human exploration are becoming common subjects in the media. The way human manages natural resources are far from satisfactory and a reformulation in the way people see the environment is the emerging subject. This article‟s objective is to analyze a Science communication way for kids and verify if it performs environmental educator role. Environmental problems are aggravating and society needs a higher number of ways to control it. One important method is through environmental awareness, showing the damage caused by human development and how our actions reflect on the environment. One of the tools to disseminate this knowledge is the media. However, the information must effective. In the preset article, the online version of the magazine Ciência Hoje das Crianças is analyzed by this point of view, seeking to know its role and effectiveness in disseminating environmental preservation, exploring subjects such as impacts of the human actions, climate changes, sustainability, clean energies and preservation of flora, fauna and resources.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/109922
Arquivos Descrição Formato
000948686.pdf (192.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.