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Análise do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) no município de Esteio

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Análise do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) no município de Esteio

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Título Análise do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) no município de Esteio
Autor Zenkl, Lúcia
Orientador Meira, Mônica Birchler Vanzella
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Municipal UAB.
Assunto Gestão municipal
Inclusão social
Políticas públicas
[en] Child
[en] Public policy
[en] Social inclusion
[en] Teenager
[en] Violence
Resumo A violência e a exclusão social são situações que vêm ocorrendo no cotidiano de muitas famílias brasileiras, sendo uma das principais preocupações quando elas envolvem crianças e adolescentes, público mais vulnerável e propenso tanto à violência física, como a verbal e a moral. O objetivo do estudo foi investigar os níveis de violência e analisar os efeitos do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) que se observam no dia a dia dos moradores de cinco bairros do município de Esteio, denominados Território de Paz. A pesquisa analisou o comportamento de alunos, com idades entre 06 a 18 anos, que participam das oficinas esportivas e recreativas do Programa Integrado de Inclusão Social, realizadas no Centro de Convivência do Território de Paz, onde as crianças e os adolescentes de faixa etária menor que 19 anos são a prioridade na prevenção à violência. No momento existem 12 oficinas em funcionamento, no contra turno escolar, onde o número de alunos atendidos pelo Programa é de 194. Esse Programa de inclusão, através de oficinas com enfoque em práticas esportivas e recreativas tem por objetivo proporcionar o companheirismo, a amizade, a socialização de crianças e adolescentes, melhorando a convivência social, promovendo a tolerância e a diminuição de conflitos entre os mesmos, entre eles e seus educadores e também no círculo familiar. O Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) foi elaborado e desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Esteio com o apoio da empresa PETROBRAS. Os resultados obtidos através do questionário semi-estruturado junto às famílias dos participantes indicam que o comportamento dos mesmos melhorou. A maioria dos pais percebe mudanças positivas no comportamento dos filhos, aumentando a comunicação entre eles, melhorando o relacionamento familiar. Houve diminuição da evasão escolar, porém não houve melhora nas notas e na aprendizagem escolar dos alunos que fazem parte do programa. A participação no programa provavelmente contribuiu para uma maior interação e socialização de crianças e jovens, despertando valores como: cooperação, coleguismo, convivência e trabalho de equipe. Também houve coleta de dados no Observatório da Segurança Pública (Secretária Municipal de Ações de Segurança Pública e Trânsito - SMASPT) comparando os índices de violência e a criminalidade entre os anos de 2008 e 2011. Através da análise dos dados das entrevistas dos diversos atores sociais envolvidos no Programa e dos dados do Observatório de Segurança, chegou-se a percepção de melhora na qualidade de vida e no bem estar dos moradores das comunidades do Território de Paz, além da diminuição da violência.
Abstract Violence and social exclusion are occurring Situations That Are in the daily life of many Brazilian families, the major concern being wellness When They involve children and adolescents, the public and Vulnerable much more prone to physical violence such as verbal and moral. The aim of this study was to Investigate the levels of violence and examine the effects of the Integrated Social Inclusion (PIIS) are Observed in the daily lives of residents of five neighborhoods in the city of Pillar, called the Territory of the Peace The study Analyzed behavior students, aged 06-18 years, Participating in recreational sports and workshops of the Integrated Social Inclusion, held at the Center for Coexistence in the Territory of Peace, where children and adolescents aged less than 19 years are priority on prevention of violence. There are currently 12 shops in operation in the shift from school, where the number of students served by the program is 194. This inclusion program through workshops focusing on sports and recreational AIMS to Provide companionship, friendship, socialization of children and adolescents, Improving social interaction, Promoting tolerance and the Reduction of Conflicts Between Them, and Their including teachers and Also in the family circle. The Integrated Program for Social Inclusion (PIIS) was designed and developed by the City of Pillar with the support of the company PETROBRAS. The results Obtained from semi-structured questionnaire with the families of the participants Indicate That participants' behavior improved. Most parents see positive changes in the behavior of children, Increasing communication Between Them, Improving family relationships. The Reduction in the dropout, but there was improvement in grades in school and learning of students who are part of the program. Probably Participation in the program contributed to Greater Interaction and socialization of children and young people, awakening values such as Cooperation, camaraderie, fellowship and teamwork. Also there have Been collecting data on the Public Security Centre (Municipal Department of Public Safety and Traffic Actions - SMASPT) Comparing the levels of crime and violence Between the years 2008 and 2011. Through data analysis of interviews with various social actors Involved in the program and data from the Observatory of Security, it was the perception of improvement in quality of life and well being of community residents of the Territory of Peace, in addition to Decreased violence.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/109933
Arquivos Descrição Formato
000880683.pdf (2.179Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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