Repositório Digital

A- A A+

Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq

.

Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq
Autor Serpa, Paula Beatriz da Silva
Orientador Sant'Ana, Alvino Alves
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Modelagem matematica
Resolução de problemas
Software GrafEq
[en] GrafEq
[en] Graphics
[en] Learning environment
[en] Mathematical modeling
[en] Problem solving
Resumo O uso de softwares como ferramentas de ensino vem sendo gradualmente introduzido no cotidiano das escolas. O objetivo do presente trabalho foi, através de uma atividade proposta a alunos do Ensino Médio, investigar se os alunos identificam, fora do plano cartesiano, gráficos de equações e funções, nas formas geométricas de logotipos de marcas comerciais conhecidas, e se compreendem o significado de uma inequação e a representação gráfica de uma desigualdade, com a utilização do software GrafEq. Anotações e fotografias foram utilizadas para registro, além da aplicação de um questionário para avaliação da atividade. As respostas ao questionário, bem como o desenvolvimento da atividade pelos alunos, foram utilizados para propor uma reflexão sobre o que é um problema e a criação de Ambientes de Aprendizagem através da Modelagem Matemática e da Resolução de Problemas.
Abstract The use of softwares as teaching tools has been gradually introduced in schools. The objective of this study was to investigate wheter high school students identify, out of Cartesian plane, graphics of equations and functions in the geometric shapes of know trademark logos, and understand the meaning and the graphical representation of an inequality, with one proposed activity using the GrafEq software. Notes and photographs were used to record the activity, in addition to the application of a questionnaire to the students to also assess the activity. The responses to the questionnaire as well as the development of the activity by the students, were used to proposed a reflection on what is a problem, and how to create learning environments through Mathematical Modeling and Problem Solving.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/109987
Arquivos Descrição Formato
000952015.pdf (7.068Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.