Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Thaís de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2015-02-11T02:18:34Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109997pt_BR
dc.description.abstractInicialmente busquei identificar as concepções alternativas ao conhecimento científico que os alunos possuem sobre o tema Termoquímica. Na sequência, analisei as respostas tentando identificar as possíveis inadequações das concepções sobre Termoquímica, para analisar se seriam ou não obstáculos ao ensino/aprendizagem e tentar superá-las durante minhas aulas, quando necessário. Minha pesquisa foi realizada no segundo semestre letivo de 2014, em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual. Para meu trabalho formulei um questionário com perguntas abertas para coleta de dados sobre as concepções alternativas que os estudantes possuem sobre Termoquímica. Com as respostas obtidas nesse levantamento e com minhas anotações no diário de campo, elaborei minhas aulas. No transcorrer das aulas, preparei um segundo questionário com o objetivo de avaliar se houve complexificações nessas concepções. Após a coleta das respostas dos questionários, fiz um agrupamento por categorias para cada questão formulada, e então separei os grupos em conceitos adequados e os inadequados e, por fim, fiz a análise e a discussão relacionadas com os conceitos investigados. Através das respostas aos questionários, verifiquei que os estudantes apresentam lacunas de conhecimento que impedem o aperfeiçoamento ou construção de novos conceitos e com isso não conseguem expressar corretamente aquilo que estão aprendendo. Em alguns casos observei que há grande dificuldade em superar as concepções alternativas identificadas inicialmente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTermoquímicapt_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleInvestigação da transformação de conceitos de termoquímica a partir de concepções alternativas de alunos do ensino médio de uma escola pública estadualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000951756pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples