Repositório Digital

A- A A+

Estudando geometria através da construção de tabuleiros de jogos

.

Estudando geometria através da construção de tabuleiros de jogos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudando geometria através da construção de tabuleiros de jogos
Autor Froehlich, Paula Tatiane
Orientador Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Geometria
Jogos de tabuleiro
Resolução de problemas
[en] Board games
[en] Geometry
[en] Resolution of problems
Resumo Este trabalho tem por objetivo identificar as possíveis relações entre a geometria e tabuleiros de jogos, observando o quanto um pode auxiliar na aprendizagem do outro. Também visa analisar as relações que os alunos estabelecem construindo os tabuleiros dos jogos propostos e suas respectivas regras. Além disso, a partir da metodologia de Resolução de Problemas, objetiva trabalhar a geometria com os tabuleiros dos jogos, e com as regras, o exercício do raciocínio lógico. Os seguintes jogos compõem a sequência didática criada: Tapatan, Dash-Guti, Pretwa, Pong Hau K’i, Madelinette e Mu Torere, todos pertencentes ao Projeto de Extensão da UFRGS Jogos Lógicos de Tabuleiro. Esta é uma pesquisa qualitativa, mais precisamente um estudo de caso com alunos do 7º ano da Escola 25 de Julho no Munícipio de Ivoti, cuja sequência didática foi desenvolvida em uma oficina dividida em quatro encontros. Com esse trabalho evidencia-se a importância de trabalhar a geometria e também jogos de tabuleiro em sala de aula, reconhecendo nos tabuleiros dos jogos grande potencial para o ensino da geometria, e nas suas regras e objetivos muitas possibilidades de exercitar o raciocínio lógico, considerando ainda, o caráter de socialização, das relações de poder e da criação de estratégias que também estão fortemente relacionados com o uso de jogos.
Abstract This report has as objective identifying the possible relations between geometry and board games, observing how much one can help the other. It also aims analyzing the relation students establish making the proposed board games and its respective rules. Furthermore, from the Resolution of Problems methodology, practice geometry with board games and its rules in the exercise of logical reasoning. The following games constitute the created didactic sequence: Tapatan, Dash-Guti, Pretwa, PongHauK’i, Madelinette and Mu Torere, all present in UFRGS’s Extension Project Jogos Lógicos de Tabuleiro. This is a qualitative research, more precisely a case study with 7th grade students from 25 de Julho school in the city of Ivoti, which didactic sequence was developed in a four meeting workshop. With this work we made clear the importance of working with geometry and board games inside the class room. So, we acknowledged on board games great potential on the teaching of geometry, and on its rules and objectives many possibilities of exercising logical reasoning. We also considered the socialization character of power relations and the creation of strategies that are strongly related with the usage of games.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110000
Arquivos Descrição Formato
000951885.pdf (1.105Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.