Repositório Digital

A- A A+

Modelagem matemática no ensino integral

.

Modelagem matemática no ensino integral

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Modelagem matemática no ensino integral
Autor Aguiar, Mariana Braun
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Aprendizagem : Matematica
Ensino de matematica
Modelagem matematica
[en] Integral education
[en] Mathematical modeling
[en] Mathematics learning
Resumo O presente trabalho busca estabelecer aproximações entre Modelagem Matemática e Ensino Integral, realizando um aprofundamento teórico, através de Freire (1996), Skovsmose (2000), Barbosa (2001) e Arroyo (2012), e a análise da implementação de um Projeto de Modelagem Matemática no Ensino Integral, o qual foi desenvolvido em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RS, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Buscou-se analisar que efeitos, em relação à aprendizagem e à autonomia, foram observados nos estudantes durante a experiência, análise que levou em consideração os materiais produzidos pelos participantes, bem como o diário de campo construído pela professora e pesquisadora. O que pudemos concluir durante o trabalho é que as reações dos estudantes revelaram a pouca familiaridade com ambientes investigativos, embora tenhamos observado a construção de conhecimentos por parte dos alunos ao final do Projeto, no sentido de que os mesmos conseguiram estabelecer relações entre a Matemática e o seu cotidiano.
Abstract This assignment tries to establish approaches between Mathematical Modeling and Integral Education, doing a theoretical deepening through Freire (1996), Skovsmose (2000), Barbosa (2001) and Arroyo (2012), and also the analysis about the implementation of a Mathematic Modeling Project on the Integral Education, was developed in a Municipal School Network Porto Alegre Teaching - RS, with students of the seventh year of elementary school. It sought to analyse what effects about learning and autonomy that were observed in students during the experience, analysis that took into account the material produced by the participants, as well as the daily course built by the teacher and researcher. What we can conclude during the assignment is the students reaction has revealed a unfamiliarity with investigatives environment, althought we had observed a meaningful knowledge construction by the students at the final of the Project, in the way they own had been able to establish relatiions between mathematics and their daily.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110002
Arquivos Descrição Formato
000951902.pdf (1.878Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.