Repositório Digital

A- A A+

Competência leitora e desempenho acadêmico em matemática : confluências e consequências

.

Competência leitora e desempenho acadêmico em matemática : confluências e consequências

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Competência leitora e desempenho acadêmico em matemática : confluências e consequências
Autor Pereira, Lucile da Rosa
Orientador Carrasco, Lucia Helena Marques
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Aprendizagem : Matematica
Leitura : Habito
[en] Academic performance
[en] Learning
[en] Mathematics
[en] Reading
[en] Reading competence
Resumo Este trabalho trata das confluências entre as habilidades demandadas pela competência leitora e as habilidades requeridas em matemática, bem como das consequências das práticas de leitura para o desempenho acadêmico em matemática do educando. Para isso, recorre-se à análise bibliográfica como metodologia de pesquisa. Tal análise ressalta argumentos relativos à importância do hábito da leitura, destacando a influência da leitura na aprendizagem de matemática, e identifica práticas e instrumentos que podem ser utilizados para trabalhar a leitura nas aulas de matemática, tais como o uso de livros paradidáticos, testes de aptidão em leitura, uso da história da matemática como meio de contextualização dos conteúdos matemáticos, resolução e formulação de problemas e investigação matemática. As conclusões apontam para uma relação intrínseca de causa e efeito entre o desenvolvimento da competência leitora, o aprendizado em matemática e o desempenho acadêmico, tanto no âmbito da escola básica como da universidade.
Abstract This work analyzes the confluences between the skills demanded by the reading competence and the required skills in mathematics, as well as the consequences of the reading practices to mathematics learning and academic performance of the apprentice. For this, I resorted to bibliographic analysis as research methodology. Such analysis comes of the implicit discourse about the importance of the reading habit to the human formation and their learning, highlighting the influence of reading in mathematics learning, and identifies practices and tools that can be used to work the reading in mathematics class, such as use of paradidatic books, aptitude tests in reading, use of mathematics history like a device of contextualization of the mathematical content, solution and creation of problems and mathematical investigation. The conclusions indicate an intrinsic relation of cause and effect between the development of the reading competence, the mathematics learning and the academic performance, both scholastic and academical.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110004
Arquivos Descrição Formato
000951916.pdf (370.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.