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Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato

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Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato

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Título Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato
Autor Berselli, Marcia
Orientador Silva, Marta Isaacsson de Souza e
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Assunto Ator : Criação
Competências técnicas
Improvisação teatral
Organicidade
Processo de criação : Teatro
[en] Actor's creative process
[en] Actor‟s technical skills
[en] Contact
[en] Contact improvisation
[en] Organicity
Resumo O presente estudo aborda o processo de criação do ator pelo viés da busca da organicidade das ações do ator em cena, organicidade esta ligada a uma ação real promovida pelo contato entre o ator e demais sujeitos e elementos da cena. Através de uma investigação empírica com grupos de atores, buscou-se pesquisar de que forma o Contato Improvisação pode contribuir para a prática do ator. Partindo da noção de contato como propulsor do impulso criador, buscou-se descortinar procedimentos que contribuem para o desenvolvimento de competências técnicas do ator levando à ascese de um comportamento orgânico em cena. Constituiu-se como material de análise o diário de campo da pesquisadora, os diários de campo dos atores, assim como registros em vídeo do processo, contendo atividades e depoimentos dos atores envolvidos. Para a concretização da pesquisa em questão também foi realizada revisão bibliográfica acerca do Contato Improvisação, incluindo materiais de Steve Paxton, criador desta dança. Como referenciais para a abordagem das peculiaridades do trabalho do ator, são utilizados os estudos de Jerzy Grotowski, de quem partem as principais terminologias que serviram como base para a pesquisa, Constantin Stanislavski e Augusto Boal, escolhidos por trazerem em seus estudos o contato como competência primordial à criação. Complementam a pesquisa teorias de Gaston Bachelard, José Gil, dentre outros estudos relevantes para a investigação em questão, como proposições da fenomenologia experimental.
Abstract This study investigates the actor's creative process through the point of view of the organicity of actor‟s actions. This organicity is linked to a real action caused by contact between the actor and other people and elements of the scene/stage. Through an empirical research with groups formed by actors, we sought to find how the Contact Improvisation can contribute to the actor‟s practice. Following the concept of contact as the creative impulse propellant, we sought to present procedures that contribute to the development of actor's technical skills that can induce the emergence of an organic behavior in the scene. Constituted as material for analysis: the researcher‟s field diary, field diaries of actors as well as video recordings of the proceedings, containing activities and testimonies of those involved. For the realization of this research, literature review was also performed in Contact Improvisation, including materials of Steve Paxton, the creator of this dance. As theoretical references to approach the peculiarities of the actor's work, we use studies of Jerzy Grotowski, who gives the main terminologies that served as the basis for research, Constantin Stanislavski and Augusto Boal, chosen because they present in their studies the contact as a primordial skill of creation. Theories of Gaston Bachelard, José Gil, and others relevant studies, as propositions of experimental phenomenology, complement the research.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/110006
Arquivos Descrição Formato
000951936.pdf (3.392Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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