Repositório Digital

A- A A+

Determinação de níquel e vanádio em petróleo por GFAAS : estudo de diferentes métodos de pré-tratamento da amostra

.

Determinação de níquel e vanádio em petróleo por GFAAS : estudo de diferentes métodos de pré-tratamento da amostra

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Determinação de níquel e vanádio em petróleo por GFAAS : estudo de diferentes métodos de pré-tratamento da amostra
Autor Barela, Pâmela Susin
Orientador Moraes, Diogo Pompéu de
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Bacharelado.
Assunto Espectrometria de absorcao atomica em forno de grafite
Níquel : Determinação
Vanádio : Determinação
Resumo A determinação de metais em petróleo é de grande importância, pois a presença dos mesmos pode influenciar negativamente no processo de refino, provocando danos como corrosão, desativação dos catalisadores, redução da qualidade dos derivados produzidos e contaminação ambiental. Adicionalmente, a razão entre a concentração de V e Ni pode ser utilizada para predição da origem do óleo (marítima ou continental). Devido à complexidade da matriz da amostra, a determinação de elementos químicos em petróleo e derivados, geralmente, requer procedimentos apropriados na etapa de pré-tratamento da amostra. Neste sentido, foi proposta a avaliação de métodos convencionais de preparo de amostras: decomposição por via úmida empregando ácidos inorgânicos em sistema fechado com aquecimento convencional ou assistido por radiação micro-ondas. Além disso, de forma alternativa aos métodos convencionais, a extração assistida por ultrassom, empregando ácidos inorgânicos diluídos, visando os princípios da química verde, foi avaliada para a subsequente determinação de Ni e V em petróleo por GF AAS. As concentrações obtidas de Ni e V nas amostras de petróleo decompostas pelos métodos convencionais foram concordantes em um nível de confiança de 95% e, portanto estes métodos podem ser empregados para análise de rotina de petróleo, com a finalidade de determinar Ni e V. A extração assistida por ultrassom não foi quantitativa. As amostras de petróleo analisadas neste trabalho apresentavam alta viscosidade o que dificultou a solubilização das mesmas pelos solventes empregados.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110008
Arquivos Descrição Formato
000951942.pdf (638.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.