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dc.contributor.advisorAlbano, Joao Fortinipt_BR
dc.contributor.authorVignatti, Reginapt_BR
dc.date.accessioned2015-02-12T02:15:45Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110059pt_BR
dc.description.abstractA combinação de um cenário de ocupação urbana intensa nas últimas décadas com um incentivo, tanto econômico quanto cultural, do uso do automóvel particular, resultou em uma saturação da infraestrutura viária urbana. Tal panorama tem como impactos a diminuição da qualidade de vida da população e limitações à mobilidade nas cidades, tendo em vista que o atual nível da frota veicular tem gerado grandes congestionamentos e emissões preocupantes de gases poluentes. Diante do exposto, percebe-se a necessidade de se repensar as cidades, primando pelo incentivo aos meios de locomoção urbana sustentável além do desestímulo ao uso do veículo automotor particular. Esse deslocamento, dito sustentável, inclui veículos como a bicicleta e transporte de uso coletivo. O uso da bicicleta pode se desenvolver por meio de veículos privados e programas de bicicletas públicas. Os sistemas de bicicletas públicas têm por finalidade a oferta de bicicletas para uso coletivo em estações distribuídas em pontos específicos da cidade, podendo ser cobrado ou não pelo serviço. O presente trabalho versa sobre a análise e avaliação de um sistema de bicicletas públicas que foi implantado na cidade de Porto Alegre, capital no estado do Rio Grande do Sul. O trabalho foi desenvolvido por meio do método de pesquisa qualitativa com aplicação de questionário fechado, buscando descobrir a opinião dos usuários quanto aos serviços oferecidos pelo programa Bike Poa. Para efetuar tal estudo, foram aplicados questionários aos usuários do programa, o qual obteve 4.381 respostas completas, e a partir desses dados coletados, foi possível identificar os pontos fracos do serviço oferecido como a manutenção das bicicletas, que foi o item com pior índice de avaliação. O item de melhor avaliação corresponde ao custo do passe. Também foi delineado o perfil de quem utiliza o serviço, demostrando que há certa homogeneidade em relação ao gênero e a predominância tanto do segmento de renda superior quanto da faixa etária que compreende usuários com idades entre 21 e 35 anos. O programa ainda é usado majoritariamente como forma de lazer em todos os grupos, destacando-se que o estrato que mais utiliza o serviço como meio de transporte é composto pelo gênero masculino, com idade entre 20 e 35 anos, integrante da faixa de renda inferior.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleSistema de aluguel de bicicletas : análise e avaliação do programa implantado em Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000952036pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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