Repositório Digital

A- A A+

Obtenção de um coagulante férrico por precipitação seletiva a partir da drenagem ácida de mina da mineração de carvão

.

Obtenção de um coagulante férrico por precipitação seletiva a partir da drenagem ácida de mina da mineração de carvão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Obtenção de um coagulante férrico por precipitação seletiva a partir da drenagem ácida de mina da mineração de carvão
Autor Arce, Isis Sieverdt
Orientador Feris, Liliana Amaral
Co-orientador Schneider, Ivo Andre Homrich
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Química.
Assunto Engenharia química
Resumo A cadeia produtiva de geração de energia elétrica a carvão mineral é conhecida pelo seu potencial poluidor. A mineração de carvão gera milhões de toneladas de rejeitos, contendo pirita (FeS2). A oxidação da pirita, na presença de ar e água, dá origem a um grave problema ambiental, comum em regiões de mineração de carvão, a geração de drenagem ácida de mina (DAM). A DAM prejudica diversos outros setores produtivos como pecuária, agricultura e abastecimento de água para consumo humano. Esse problema ocorre nos três estados produtores de carvão mineral do Brasil, todos da região Sul, mas em especial o Estado de Santa Catarina. A principal ação para minimizar os efeitos ambientais tem sido a construção de estações de tratamento de efluentes, as quais operam pelo processo de neutralização/precipitação. Essas estações geram grandes quantidades de lodos contendo elementos metálicos de difícil destinação. Neste contexto, o presente trabalho objetiva estudar uma metodologia de tratamento da DAM, visando produzir um lodo que possa apresentar uma aplicação nobre. A partir do lodo gerado objetiva-se a produção de um reagente químico, o sulfato poliférrico (SPF). Este é usualmente aplicado como coagulante em estações de tratamento de água e tratamento de efluentes industriais. A ideia de valorização de resíduos desenvolvida neste trabalho está em sintonia com os princípios de desenvolvimento sustentável, programas de valoração de resíduos e produção mais limpa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110102
Arquivos Descrição Formato
000951722.pdf (927.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.