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dc.contributor.advisorBressani, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorDittrich, Astrid Costapt_BR
dc.date.accessioned2015-02-13T02:15:10Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110115pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, a intensa urbanização requer que alternativas sejam projetadas para melhor aproveitamento do solo. A escavação do subsolo para execução de estacionamentos é uma das tantas possibilidades empregadas. No entanto, em áreas urbanas – com alta densificação de edificações, tubulações, ruas pavimentadas, etc. – as escavações tendem a intervir nas estruturas adjacentes. Por este motivo, é de suma importância que o solo escavado seja contido e que os deslocamentos desta estrutura de contenção sejam monitorados. Utilizando dados de deslocamentos admissíveis existentes na literatura e resultados de análise numérica realizados para a obra, o trabalho verificou o comportamento de uma estrutura de contenção do tipo parede diafragma ancorada com tirantes provisórios e executada em uma escavação que atingiu aproximadamente 10 metros de profundidade. Resultados de leituras de inclinômetros – os quais medem deslocamentos horizontais subterrâneos – e de medições topográficas – que medem deslocamentos horizontais e verticais superficiais – serviram de base para o monitoramento dos deslocamentos da estrutura. A finalidade do estudo foi definir como é possível, nesta situação, melhorar o método de execução de um monitoramento de instrumentação geotécnica e avaliar a relação entre os dados de campo e os dados teóricos e analíticos. O comportamento da estrutura de contenção foi similar ao simulado na análise numérica, divergindo em alguns pontos do descrito por outros autores: a parede diafragma sofreu significativos deslocamentos negativos, ou seja, na direção contrária à escavação. O principal motivo destas diferenças foi a formação geotécnica do solo. Validando, assim, a relevância de um bom estudo do solo anterior a execução da estrutura, para realização de uma simulação numérica de qualidade, que transmita segurança na determinação de deslocamentos limites para obra.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleObra de contenção em Porto Alegre/RS : qualidade do monitoramento dos deslocamentospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilveira, Felipe Gobbipt_BR
dc.identifier.nrb000951873pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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