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Música nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio : um survey com professores de arte/música de escolas estaduais da região sul do Rio Grande do Sul

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Música nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio : um survey com professores de arte/música de escolas estaduais da região sul do Rio Grande do Sul

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Título Música nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio : um survey com professores de arte/música de escolas estaduais da região sul do Rio Grande do Sul
Autor Hirsch, Isabel Bonat
Orientador Del Ben, Luciana Marta
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Educação musical : Ensino fundamental : Rio Grande do Sul
Educação musical : Ensino médio : Rio Grande do Sul
[en] Educational laws
[en] Education needs of final years of fundamental teaching (ages 11 to 14) and middle teaching (ages 15 to 17) art/music teachers
[en] School music education
Resumo Esta pesquisa teve por objetivo investigar como a música está presente nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio das escolas estaduais vinculadas à 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), na região sul do estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos buscaram identificar as atividades que constituem as práticas musicais nas escolas, identificar os profissionais que trabalham com música nas escolas, bem como analisar as necessidades de formação dos profissionais que trabalham com música nas escolas. O método escolhido foi o survey de desenho interseccional, e os dados foram coletados através de questionário auto-administrado. Participaram deste trabalho 139 professores de arte/música das 104 escolas de educação básica que atendem às séries finais do ensino fundamental e ao ensino médio dos 18 municípios que fazem parte da 5ª CRE. Os resultados mostraram que a música está presente nas práticas da maioria dos professores investigados. No entanto, as atividades musicais são realizadas, principalmente, no âmbito das atividades extracurriculares e da disciplina ou componente educação artística, conferindo características polivalentes ao ensino de arte. Além disso, na sua maioria, são atividades realizadas apenas esporadicamente. Poucos são os professores que trabalham somente a modalidade música nas escolas, indicando que a música parece não estar inserida nos projetos pedagógicos das escolas vinculadas à 5ª CRE como área de conhecimento específico, mas como parte integrante da educação artística. A maioria dos professores possui formação superior na área de arte, mas são muito poucos os professores licenciados em música ou licenciados em educação artística com habilitação em música atuando nas escolas. A ausência de formação musical consistente, juntamente com a escassez de recursos materiais e financeiros e de espaço físico adequado, foi apontada como uma das principais dificuldades sentidas pelos professores para desenvolver atividades musicais nas escolas. Os dados obtidos nesta pesquisa poderão fornecer subsídios para o estabelecimento de parcerias entre a Universidade Federal de Pelotas e as escolas vinculadas à 5ª CRE, no sentido de atender às necessidades de formação de seus professores.
Abstract This research aimed at investigating the way music is present in basic education schools connected with the 5th Regional Education Coordination (CRE) in the southern region of the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The specific objectives were to identify the activities that constitute the musical practices in the schools and identify the professional people who work with music in the schools, as well as to analyze the educational needs of such professionals. The method chosen was the cross-sectional survey, and the data was colleted through a self-administered questionnaire. The people who took part in this work were 139 art/music teachers from the 104 basic education schools that work with the final years of fundamental teaching (ages 11 to 14) and middle teaching (ages 15 to 17) in the 18 cities connected to the 5th CRE. The results showed that music is present in the practices of most of investigated teachers. However, the musical activities are mainly developed in the scope of extracurricular activities and within the subject of arts education, where only one teacher works with all the arts. Moreover, most of these activities are only occasionally developed. Few are the teachers who work only with music in schools, which indicates that music does not seem to be included in the pedagogical projects of the schools as a specific knowledge field, but as part of arts education. Most of the teachers are graduated in arts, but very few are graduated in music or in arts education with emphasis in music. The lack of a consistent music education, along with the scarcity of material and financial resources and of adequate physical space, was pointed as one of the main hindrances felt by the teachers to the development of musical activities in the schools. The data obtained with this research can provide information to base partnerships between the Federal University of Pelotas and the schools connected to the 5th CRE, in order to meet their teachers’ education needs.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/11015
Arquivos Descrição Formato
000604592.pdf (455.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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