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Comunicação pública e Relações Públicas na Secretaria da Educação do Governo do Rio Grande do Sul

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Comunicação pública e Relações Públicas na Secretaria da Educação do Governo do Rio Grande do Sul

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Título Comunicação pública e Relações Públicas na Secretaria da Educação do Governo do Rio Grande do Sul
Autor Santos, Évelin Machado dos
Orientador Weber, Maria Helena
Co-orientador Stevens, Leandro
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Comunicação pública
Relações públicas
Rio Grande do Sul. Secretaria da Educação.
[en] Education department of government
[en] Public communication
[en] Public relations
[en] Rio Grande do Sul government
Resumo Esta monografia tem por objetivo estudar a comunicação pública e a atuação de Relações Públicas na Secretaria da Educação do Governo do Rio Grande do Sul. Para isso, buscou-se compreender a importância e registrar dados de Relações Públicas no governo, conhecer a atuação, as principais atividades e ferramentas de Relações Públicas usadas na Secretaria da Educação e também observar o relacionamento com os públicos. O primeiro método de pesquisa utilizado foi a pesquisa bibliográfica. Foram revisados os conceitos teóricos de comunicação pública, que incluem imagem e opinião pública e analisou-se o conceito de Relações Públicas e suas funções, com destaque para a função estratégica. A reflexão também se deu em torno das organizações e dos públicos, considerados causa da existência da área. Em seguida, para coletar dados sobre o objeto, descrevê-lo e realizar sua análise, aplicou-se o método de estudo de caso, que teve como fontes de informações entrevistas, documentos, arquivos, sites do governo e a observação direta. A conclusão desta pesquisa aponta a necessidade de algumas melhorias na parte de equipamentos e eventos, e também na troca de informações entre os órgãos do governo. Em relação à Secretaria da Educação, entendeu-se que o principal meio de comunicação é o site, seguido dos eventos, que têm papel importante no relacionamento com os públicos. A função de Relações Públicas foi percebida como fundamental na Assessoria de Comunicação Social e diretamente ligada ao poder decisório. Por fim, concluiu-se que, assim como prevista pelos teóricos, a relação com a mídia é marcada pela disputa de versões em torno dos assuntos de interesse público.
Abstract This paper has as goal studying the public communication and Public Relations in the Education Department of Rio Grande do Sul Government. Thus, we tried to understand and registered information about Public Relations in the Government, knowing the work, the main activities, the tools used by PR in the Education Department and observing the relationship with public as well. The first method was by bibliographic research. The concept about public communication, image and public opinion were reviewed. The concept about PR, their work and the strategy mission was analyzed. The organization and the public were also analyzed, because they're the PR existence reason. After that, in order to have information, describing and analyzing the object (the Education Department), the study of case was used. This method had as information source interview, documents, files, Government websites and the direct observation. The study conclusion shows some needs to improve the Government departments of communication. About the Education Department, We learned that the website is the main media and the events are important for the relationship with the publics. The PR job is very close to the decision power and has an important place in the communication department. The final conclusion is that the relationship with the Medias is based on the contention versions surrounded by the subjects of importance to the society.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110192
Arquivos Descrição Formato
000952574.pdf (3.877Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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