Repositório Digital

A- A A+

Comunicação para a mobilização social: uma análise do projeto Patas Dadas no Facebook

.

Comunicação para a mobilização social: uma análise do projeto Patas Dadas no Facebook

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comunicação para a mobilização social: uma análise do projeto Patas Dadas no Facebook
Autor Pitrofski, Irene Beatriz
Orientador Pieniz, Mônica
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Comunicação
Facebook (Site)
Movimentos sociais
[en] Interaction
[en] Patas dadas project
[en] Social mobilization
Resumo Este estudo se dispõe a discorrer sobre o papel da comunicação nos processos de mobilização social, tendo como objeto empírico de estudo a página do Projeto Patas Dadas na rede social Facebook. Para isso, tem-se a seguinte questão de pesquisa: como se dá a interação entre o Projeto Patas Dadas e os públicos a partir dos conteúdos circulantes na página do Facebook e como estes conteúdos atuam para a mobilização social no projeto? Ao encontro desta, o objetivo geral é compreender como ocorre a interação para a mobilização social na página do Facebook do Projeto Patas Dadas a partir das relações estabelecidas entre os conteúdos analisados. O referencial teórico discute o significado de mobilização social e a importância da comunicação neste processo através da criação de fatores de identificação, dando destaque para o espaço online como meio de divulgação de ideais e diálogo com os públicos. Os procedimentos metodológicos utilizados têm inspiração na análise de conteúdo e na observação participante. Constatou-se a preferência dos seguidores por publicações que trazem a divulgação de animais para adoção e retratam os resultados atingidos pelo Projeto. A partir da análise dos comentários percebeu-se que há um compartilhamento de emoções como alegria e tristeza nas publicações. Apesar de alguns problemas constatados quanto à interação da Projeto com seus públicos, verificou-se que vem utilizando sua página do Facebook de forma satisfatória para fins de mobilização social, apresentando um princípio de surgimento de uma comunidade virtual.
Abstract This study aims to discuss about the role of communication in mobilization processes, with the empirical object on study of Facebook page of project Patas Dadas. For this, it has the following research question: how is the interaction between Patas Dadas Project and its publics from the content on its Facebook page and how these contents acts for social mobilization in the Project? The general goal of this research is to understand how the interaction for social mobilization happens on the Facebook page of Patas Dadas Project from the relationships established between the contents analyzed. This goal will be achieved through five specific objectives. The theoretical part the significance of mobilization and the importance of communication in this process by creating identifying factors, highlighting the web as a space of sharing ideas and dialogue with the public. The methodological procedures have inspiration in Content Analysis and Participant Observation. This research found that followers prefer publications that bring the disclosure of animals for adoption and portray the results achieved by the project. From the analysis of comments it was realized that there is a sharing of emotions in the page, such as joy and sadness. Despite some problems encountered when the interaction of the Project with its publics, it was found that it has been using Facebook page satisfactory for the purposes of social mobilization, with a first appearance of a virtual community.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110210
Arquivos Descrição Formato
000952576.pdf (2.204Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.