Repositório Digital

A- A A+

A comunicação nos projetos de educação ambiental: o Brasileco e seu diálogo com as crianças

.

A comunicação nos projetos de educação ambiental: o Brasileco e seu diálogo com as crianças

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A comunicação nos projetos de educação ambiental: o Brasileco e seu diálogo com as crianças
Autor Silva, Jamille Almeida da
Orientador Girardi, Ilza Maria Tourinho
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Comunicação
Educação ambiental
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a Comunicação contribui com as ações relacionadas ao desenvolvimento de uma consciência ambiental de estudantes utilizando a figura do personagem infantil Brasileco. Os principais referenciais teóricos para este estudo permeiam a teorização sobre a Comunicação com base fundamental nas reflexões de Bordenave (1984), Marcondes Filho (2008; 2009) e Wolton (2011); sobre a Educação Ambiental e seus desdobramentos serão abordados por Reigota (2006), Carvalho (2008) e Freire (2013); e a conexão entre as áreas citadas pela proposta da pedagogia da comunicação, será realizada à luz de Medina (2006), Freire (2011a; 2011b) e Künsch (2014). O caminho metodológico percorrido consiste em um estudo descritivo com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e, para a coleta dos dados, empregamos como instrumento a aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas aos estudantes do Colégio Maria Auxiliadora, Canoas/RS do 4° ano e 5° ano das séries iniciais. Esse estudo busca identificar que elementos caracterizam a comunicação entre o Brasileco e as crianças; investigar se há identificação entre as crianças e o personagem; verificar se o processo de comunicação desencadeado pelo Brasileco pode engajar os estudantes nas ações propostas para a educação ambiental. Com a análise dos questionários, percebemos que comunicação estabelecida entre um personagem e os estudantes é capaz de tecer diálogo, troca e experiências. O Brasileco e a sua história se mostraram capazes de despertar a alfabetização ecológica pelo viés de uma pedagogia da comunicação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110211
Arquivos Descrição Formato
000952581.pdf (1.078Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.