Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGirardi, Ilza Maria Tourinhopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Jamille Almeida dapt_BR
dc.date.accessioned2015-02-19T02:16:53Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110211pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a Comunicação contribui com as ações relacionadas ao desenvolvimento de uma consciência ambiental de estudantes utilizando a figura do personagem infantil Brasileco. Os principais referenciais teóricos para este estudo permeiam a teorização sobre a Comunicação com base fundamental nas reflexões de Bordenave (1984), Marcondes Filho (2008; 2009) e Wolton (2011); sobre a Educação Ambiental e seus desdobramentos serão abordados por Reigota (2006), Carvalho (2008) e Freire (2013); e a conexão entre as áreas citadas pela proposta da pedagogia da comunicação, será realizada à luz de Medina (2006), Freire (2011a; 2011b) e Künsch (2014). O caminho metodológico percorrido consiste em um estudo descritivo com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e, para a coleta dos dados, empregamos como instrumento a aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas aos estudantes do Colégio Maria Auxiliadora, Canoas/RS do 4° ano e 5° ano das séries iniciais. Esse estudo busca identificar que elementos caracterizam a comunicação entre o Brasileco e as crianças; investigar se há identificação entre as crianças e o personagem; verificar se o processo de comunicação desencadeado pelo Brasileco pode engajar os estudantes nas ações propostas para a educação ambiental. Com a análise dos questionários, percebemos que comunicação estabelecida entre um personagem e os estudantes é capaz de tecer diálogo, troca e experiências. O Brasileco e a sua história se mostraram capazes de despertar a alfabetização ecológica pelo viés de uma pedagogia da comunicação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleA comunicação nos projetos de educação ambiental: o Brasileco e seu diálogo com as criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000952581pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples