Repositório Digital

A- A A+

As consequências da espionagem estadunidense na comunicação do Ministério da Defesa

.

As consequências da espionagem estadunidense na comunicação do Ministério da Defesa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As consequências da espionagem estadunidense na comunicação do Ministério da Defesa
Autor Oliveira, Ravine Gonçalves de
Orientador Weber, Maria Helena
Co-orientador Stevens, Leandro
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Acontecimento (Comunicação)
Comunicação pública
Resumo Esta pesquisa investiga como o Ministério da Defesa se pronunciou sobre a questão de defesa cibernética antes e após o caso de espionagens estadunidenses no Brasil. O estudo é baseado em argumentações a respeito de política, comunicação, comunicação pública, acontecimento, defesa e democracia buscando a interdisciplinaridade para fins de um conhecimento relacionado sobre as questões de defesa na era da informação. Após a análise é percebido que a comunicação do órgão público obteve mudanças de caráter cultural e informativo, destacando com mais frequência ações ligadas à defesa cibernética no País. Serão discorridas as reflexões teóricas a respeito de comunicação e política e seus desdobramentos pertinentes a essa pesquisa, como as relações públicas, a comunicação pública e a imagem pública. Teorias embasadas na filosofia política e na comunicação social com autores como Rousseau, Arendt, Weber e Torquatto. Em seguida haverá a apresentação do cenário de acontecimento, defesa e democracia, mantendo uma projeção orgânica para a análise, nesse momento serão utilizados autores como Weber, Coelho, Waltz, Bobbio e Peruzzo. Em seguida a metodologia será apresentada utilizando a análise crítica do discurso de Fairclhough. São construídas bases de apoio para que na análise aconteça na união da política e da comunicação pela estrada da democracia e das essenciais características do acontecimento. A defesa é uma característica inerente ao humano e também contribui para o fortalecimento e manutenção da espécie.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110218
Arquivos Descrição Formato
000952605.pdf (549.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.