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Experiências geradoras de relacionamento: um estudo sobre o festival Planeta Atlântida

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Experiências geradoras de relacionamento: um estudo sobre o festival Planeta Atlântida

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Título Experiências geradoras de relacionamento: um estudo sobre o festival Planeta Atlântida
Autor Knijnik, Roberta
Orientador Nunes, Ana Karin
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Estratégia de comunicação
Marketing de relacionamento
[en] Experiential marketing
[en] Relation
[en] Reputation
Resumo O estudo discute a utilização de estratégias comunicacionais com foco na experiência com vistas à legitimação de relacionamento entre a organização e os seus stakeholders, especialmente o público consumidor, tendo como objetivo o alcance de uma reputação favorável. O festival de música Planeta Atlântida de 2014, da RBS TV de Porto Alegre, RS, foi usado como objeto para a compreensão de como as experiências vivenciadas pelos consumidores influenciam no relacionamento com a marca e, consequentemente, na reputação da organização. Do ponto de vista metodológico, além do estudo de caso, realizou-se pesquisa bibliográfica, especialmente sobre os temas de marketing experiencial, relacionamento, comunicação e reputação. Ainda como fontes de coleta de dados, foram realizadas pesquisa documental, utilizando informações internas da RBS TV e materiais da campanha nas redes sociais, entrevista em profundidade e análise de conteúdo. Por meio das informações obtidas, concluiu-se que o marketing experiencial ainda é muito recente do Brasil, fazendo com que as organizações ainda não saibam como aproveitar todo potencial da estratégia. De qualquer forma, constatou-se que as vivências promovidas pelo Planeta Atlântida auxiliam na construção da marca e no estabelecimento de relacionamento com os consumidores.
Abstract The study discusses the use of communication strategies focusing on the experience and targeting the legitimization of the relation between the organization and its stakeholders, specially the consumers, having as a goal the achievement of a favorable reputation. The music festival Planeta Atlântida of 2014, produced by RBS TV from Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, was used as the focus for the comprehension of how the experiences lived by consumers influence their relation with the brand, and for that matter, the reputation of the organization. From the methodological point of view, besides the case study, a bibliographic research was made, specially on the subjects of experiential marketing, relation, communication and reputation. Also as a source of data, documental researches were made, using internal information from RBS TV and campaign material for social medias, in-depth interviews and content analysis. Through the obtained information, the conclusion is that experiential marketing is still too recent in Brazil, causing the organizations still not fully understand how to explore all the potential of this strategy. In any case, it was found that the experiences promoted by "Planeta Atlântida" helps the construction of the brand and in the relation establishment with the consumers.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110219
Arquivos Descrição Formato
000952607.pdf (1.650Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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