Repositório Digital

A- A A+

A percepção do usuário da atenção primaria sobre o acolhimento em unidade de saúde da família

.

A percepção do usuário da atenção primaria sobre o acolhimento em unidade de saúde da família

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A percepção do usuário da atenção primaria sobre o acolhimento em unidade de saúde da família
Outro título The user's perception of primary care about the sheltering in the family health unit
Autor Fertig, Adriana
Braga, Fabrício Soares
Witt, Regina Rigatto
Resumo Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos usuários da atenção primária sobre o processo de acolhimento em uma Unidade de Saúde da Família (USF). Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório que contou com a participação de onze usuários de uma USF do distrito Glória/Cruzeiro/Cristal, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As informações foram coletadas na forma de entrevista semiestruturada, no primeiro semestre de 2011. Procedeu-se a Análise de Conteúdo que resultou em três categorias: Comparação com outras experiências de atendimento, Resolução em relação ao acolhimento e Forma de organização do trabalho. Concluiu-se que a questão da diminuição de filas e do tempo de espera para atendimento, o acesso agilizado à consulta e aos exames evidenciam a efetividade no decorrer do processo de acolhimento. Os entrevistados referiram a capacidade da equipe da USF de estabelecer prioridades, proporcionando segurança no decorrer do acolhimento.
Abstract This study aimed to meet the users ' perception of primary care about the sheltering process in a Family Health Unit (FHU). This is a qualitative, descriptive and exploratory study with the participation of eleven users of a FHU in the district of Glória/Cruzeiro/Cristal, in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The data were collected in the semi-structured interview form, in the first half of 2011. We proceeded to the Content Analysis that resulted in three categories: Comparison with other experiences of service, Resolution in relation to the sheltering and Form of work organization. It was concluded that the issue of reducing queues and waiting time for customer service, streamlined access to consultation and examination highlight the effectiveness during the sheltering process. The respondents mentioned the FHU team's ability to establish priorities, providing security during the sheltering.
Contido em Revista de enfermagem. Frederico Westphalen: URI, 2005-. Vol. 9, n. 9 (2013), p. 01-13
Assunto Acesso aos serviços de saúde
Acolhimento
Atenção primária à saúde
[en] Access to health services
[en] Primary health care
[en] Sheltering
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/110249
Arquivos Descrição Formato
000950349.pdf (217.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.