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dc.contributor.authorFreitas, Claudia Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2015-02-25T01:57:43Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1808-270Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110314pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem a intenção de analisar como o conceito de “normalidade”, desdobrado em normal e anormal vem se organizando em nosso tempo, tendo como base o pensamento de Canguilhem e Foucault. A partir da perspectiva teórica de análise reconheço evidências de um processo de biologização do viver que se reatualiza e toma novos contornos nos últimos anos através do processo de medicalização. A medicalização é o dispositivo de controle atual e não se reduz ao ato de prescrever medicação, mas podemos pensá-la também como engrenagem, como máquina que transforma a vida em objeto. Como evidência de análise é descrita uma cena escolar com a intenção de operar com os conceitos trabalhados. A Cena em questão foi colhida no contexto da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O discurso escolar produz modos de agir e de viver na escola, mas toma ação intencional sobre eles?pt_BR
dc.description.abstractThis paper is intended to analyze how the concept of “normality”, divided in normal and abnormal, has been taking shape in our time, based on Canguilhem’s and Foucault’s views. By analyzing the theory, I recognize evidence of a process of biologization of life which revisits itself and takes new shapes over the last years through the process of medicalization. Medicalization is the current controlling device and cannot be boiled down to prescribing medication, but we can also think of it as a gear, as a machine that transforms life into objects. As evidence of this analysis, a school situation intended to illustrate the concepts addressed is presented. The aforementioned situation was observed at the Municipal School System of Porto Alegre. Scholastic discourse generates different ways of acting and living in the school, but is it intended to do so?en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 25, n. 44 (set./dez. 2012), p. 483-498pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNormalityen
dc.subjectCanguilhem, Georges 1904-1995.pt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectFoucault, Michel 1926-1984.pt_BR
dc.subjectMedicalizationen
dc.titleA “Normalidade” : conceito de quantas faces?pt_BR
dc.title.alternative"Normality" : concept of how many faces?en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000869284pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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