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Warframe: um estudo de um ambiente de múltiplas identidades

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Warframe: um estudo de um ambiente de múltiplas identidades

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Título Warframe: um estudo de um ambiente de múltiplas identidades
Autor Kanan, Lucas Resende
Orientador Perry, Gabriela Trindade
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Interatividade
Internet
Jogos eletrônicos
[en] Identity
[en] Interactivity
[en] Online games
[en] Warframe
Resumo Este estudo tem por objetivo compreender melhor o ambiente dos jogos online, buscando explorar como múltiplas identidades se manifestam no seu espaço. Para a realização deste trabalho, primeiramente, utilizamos referencial teórico sobre a internet e o surgimento das diversas ferramentas de interação. Em um segundo momento, utilizamos referencial teórico sobre jogos eletrônicos, abordando desde a sua origem, até o momento em que passam a existir os jogos online, com características fortes oriundas das ferramentas de interação da internet. Contextualizamos como o ambiente dos jogos online é propício para o surgimento de múltiplas identidades dos jogadores. Após o referencial teórico, fizemos um estudo de caso com o jogo Warframe. Foi analisado aspectos da comunicação e de mercado do jogo, com uma análise final de jogadores no fórum virtual oficial do jogo. Podemos concluir que o jogo online, pelo caráter de entretenimento lúdico mais envolvente, é uma mídia que fortalece o surgimento de múltiplas identidades.
Abstract This study aims to better understand the online gaming environment, seeking to explore how identities manifest. To perform this work, first we use theoretical framework about the internet and on the how several interaction tools emerged. On a second moment, we use theoretical framework on electronic games, addressing since when they originated, until the moment online games start existing, with strong characteristics that are related to the internet interaction tools. We contextualize how the online gaming environment is favorable for the appearance of multiple identities within players. After the theoretical framework, we did a case study on the game named Warframe. The communication and market aspects of the game where analyzed, with a final analysis of gamers on the official virtual forum of the game. We can conclude that the online games, because of there more engaging and playful entertainment, are a media that strengthens the appearance of multiple identities.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110318
Arquivos Descrição Formato
000952694.pdf (723.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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