Repositório Digital

A- A A+

Cultura de nicho e o financiamento coletivo: um estudo do site Social Beers

.

Cultura de nicho e o financiamento coletivo: um estudo do site Social Beers

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cultura de nicho e o financiamento coletivo: um estudo do site Social Beers
Autor Adegas, Luísa
Orientador Primo, Alex Fernando Teixeira
Co-orientador Valiati, Vanessa Amalia Dalpizol
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Financiamento coletivo
[en] Comunication
[en] Crowdfunding
[en] Participative culture
[en] Social beers
[en] The long tail
Resumo Esse trabalho de conclusão de curso busca relacionar as teorias da web 2.0, com o sistema de crowdfunding, que é uma ferramenta de financiamento coletivo online. Nesta pesquisa são tratadas questões como a cultura participativa, a teoria da cauda longa e redes sociais para estudar o site de crowdfunding, Social Beers. O Social Beers é um website de financiamento coletivo voltado somente para aquisição de cervejas artesanais. A partir disso, o objetivo geral é entender como a cultura de nicho se manifesta dentro do ambiente de crowdfunding. Para atingir o objetivo, foi realizado um estudo exploratório utilizando técnicas de estudo de caso, como entrevista e observação. A partir do cruzamento dos dados da pesquisa bibliográfica com o estudo empírico, percebe-se que o crowdfunding de nicho pode ser considerado uma alternativa ao crowdfunding genérico.
Abstract This dissertation aims to relate the Web 2.0 theories with the crowdfunding system. In this research will be shown subjects such as “participatory culture” “the long tail and “social medias” in order to study the crowdfunding website “Social Beers”. “Social Beers” is a website that just funds crafts beers. Considering that as a start, the main objective is to understand how the niche culture manifests itself inside the crowdfunding environment. The research conducted was of exploratory type, using techniques of interviews and observation. By analyzing the results from all this materials, the niche crowdfunding can be considered as alternative to the generic crowdfunding.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110319
Arquivos Descrição Formato
000952697.pdf (3.991Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.