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Integração disambiguation canvas e unitymol : interação 3D em ambientes densos

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Integração disambiguation canvas e unitymol : interação 3D em ambientes densos

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Título Integração disambiguation canvas e unitymol : interação 3D em ambientes densos
Autor Silva, Márcio José Mello da
Orientador Nedel, Luciana Porcher
Co-orientador Maciel, Anderson
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto 3D
Computação gráfica
[en] Disambiguation canvas
[en] Interaction
[en] Selection
[en] Unitymol
Resumo Os sistemas virtuais: simuladores, jogos, serious games, estão cada vez mais reais e são capazes de renderizar imagens em alta qualidade, cada vez mais realísticas. Entretanto, ainda persiste o problema de como interagir nesses ambientes virtuais de maneira natural e livre de erros. Interagir pode ser navegar nesses ambientes, manipular e selecionar objetos. A seleção apresenta três grandes problemas: precisão, ambiguidade e complexidade. Em ambientes densos - com muitos objetos - esses problemas intensificam-se ainda mais, pois apresenta um elevado grau de oclusão, devido ao grande números de objetos presentes no ambiente. Neste trabalho propusemos a integração da ferramenta de visualização molecular Unitymol com a técnica de interação Disambiguation Canvas. Unitymol é um editor desenvolvido na Unity3D que permite a visualização e edição de moléculas. O Disambiguation Canvas é uma técnica de seleção por apontamento com um smartphone, baseada em dois passos, rápida e precisa. A integração dos dois sistemas visa uma interação mais rápida e intuitiva no Unitymol, pois além de incluir seleção de átomos no editor, a molécula que tradicionalmente é manipulada com o mouse, poderá ser movida com o smartphone através de movimentos mais intuitivos. Além disso, com essa integração propusemos uma alternativa manual para o algoritmo de busca – primeira etapa da maioria dos algoritmos de docagem molecular.
Abstract Virtual Systems: simulators, games, serious games, are even more real, and they are able to render high quality realistic images, but still remains the problem of how to interact in these virtual environments naturally and with no errors. Interaction can be navigate in such environments, manipulate and select objects. Selection presents three majors problems accuracy, ambiguity and complexity. In cluttered environments these problems became even more stronger because it has more occlusion due the larger number of objects present in this environment. In this work we propose the integration of the molecular visualization tool Unitymol with the interaction technique Disambiguation Canvas. Unytimol is a tool developed in Unity 3D that allows molecular visualization and edition. Disambiguation Canvas is a selection pointing technique by a smartphone, based on two steps, fast and precise. The integration of the two systems aims for a faster and more intuitive interaction in Unitymol, besides, selection inclusion in the molecular viewer, now the molecule that traditionally is manipulated with the mouse, now can be manipulate with the smartphone with more intuitive movements . Moreover, with this integration we propose a manual alternative for the search algorithm – the first stage of most molecular docking algorithms.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110322
Arquivos Descrição Formato
000952583.pdf (4.660Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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