Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJacks, Nilda Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Camila Bortolozzo dept_BR
dc.date.accessioned2015-02-25T01:57:50Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110339pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho baseia-se nos jogos de videogame do personagem Mario, da franquia Mario Bros, e tem como objetivo analisar a interação dos fãs com o famoso encanador italiano. Através de uma análise da cultura participativa é possível verificar o grande engajamento do fandom com o universo de Mario. Para isso, primeiramente foi avaliada a trajetória deste desde o surgimento dos seus games, sendo também considerado o sucesso dos títulos. Posteriormente, foram observadas e analisadas comunidades virtuais em sites da internet, como o Youtube, o Tumblr, o DeviantArt e algumas páginas nas redes sociais (tanto as oficiais como outras), para mensurar a dedicação dos fãs. Por último, foram consideradas algumas obras criadas e distribuídas virtualmente pelo próprio fandom, levando em conta o grau de influência e repercussão das mesmas. Tendo como base estudos sobre a cultura midiática, a cultura dos fãs e a cultura de convergência, foi possível então delinear como se comportam os fãs e o que os estimula a se dedicarem tão fielmente a um personagem, bem como o que os leva a criar obras para que possam deixar a sua marca e expandir o universo do seu objeto de afeição.pt_BR
dc.description.abstractThis work is based on game video game character Mario, from the Mario Bros, and aims to analyze the interaction of fans with the famous Italian plumber. Through an analysis of participatory culture it was possible to check the great commitment of the fandom with the Mario universe. For this, we first evaluated the trajectory of the character since the dawn of his games, also considering the success of the titles. Later, they were observed and analyzed virtual communities on Internet sites like YouTube, Tumblr, DeviantArt and a few pages on social networks (both official and others), to measure the dedication of the fans. Finally, we considered some works created and distributed virtually by the fandom, taking into account the degree of influence and impact thereof. Based on studies on media culture, the culture of the fans and the culture of convergence, it was possible to outline the fan behavior and what encourages them to engage so closely to a character, and what drives them to create works so that they can make their mark and expand the universe of their object of affection.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVideogameen
dc.subjectFãspt_BR
dc.subjectParticipative cultureen
dc.subjectComunidades virtuaispt_BR
dc.subjectCiberculturaen
dc.subjectMedia convergenceen
dc.subjectFan studiesen
dc.subjectVirtual communitiesen
dc.titleMario Bros: um estudo sobre a dinâmica entre o personagem e o seu fandompt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCosta, Sarah Moralejo dapt_BR
dc.identifier.nrb000952670pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples