Repositório Digital

A- A A+

Devir professora : acontecimentos teatrais em sala de aula

.

Devir professora : acontecimentos teatrais em sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Devir professora : acontecimentos teatrais em sala de aula
Autor Steffens, Magda Beatriz Oliveira
Orientador Donadel, Márcia
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Assunto Filosofia da diferença
Jogos teatrais
Pedagogia teatral
Resumo O trabalho trata de um processo de tornar-se professora, uso a palavra devir por considerar tal processo sempre inacabado. Considerando a disciplina de Estágio I, do curso Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul como um rito de passagem, a partir da narrativa dessa vivência como professora estagiária de teatro no Colégio de Aplicação com uma turma de sétima série do ensino fundamental, é abordado o conflito entre a teoria sobre como se ensina teatro, como o teatro me foi ensinado durante a graduação e a minha prática como professora. O estágio teve a capacidade de jogo, na concepção de Ryngaert, como a principal noção a ser desenvolvida, e o jogo em si é problematizado enquanto principal metodologia de ensino do teatro, através do diálogo com Ryngaert e Viola Spolin. Outros caminhos possíveis surgem do encontro com as filosofias da diferença, especificamente na relação que Sílvio Gallo faz entre a educação e o pensamento de Gilles Deleuze. Tal perspectiva coloca a aprendizagem na ordem dos afetos, prioriza o outro com suas diferenças em lugar de enfatizar métodos que pressupõem caminhos e indivíduos ideais. Assim como a filosofia é aqui a arte da invenção, ensinar também o é, uma busca no sentido de inventar, criar possibilidades, desenvolver potencialidades e singularidades no lugar de massificar, enquadrando sujeitos em modelos de saber preestabelecidos em realidades distantes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110351
Arquivos Descrição Formato
000952773.pdf (294.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.