Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFreitas, Claudia Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2015-02-25T01:57:59Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1808-270Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110359pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa os modos de organizar a vida e aprendizagens de um menino em situação de sofrimento psíquico e desamparo social, a partir do momento em que é atendido em um espaço escolar. A experiência envolve a tessitura de redes de conversações entre aqueles que convivem com Philip, um menino encaminhado ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir do diagnóstico de autismo, uma das formas de dizer no campo do Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD). O espaço de acolhimento proposto teve como intenção ampliar a forma de viver e de aprender de Philip. As intervenções surgem e se desenham a partir da invenção do brincar e se tornam visíveis no encontro do olhar, no sorriso, no manuseio dos objetos da vida comum e, fundamentalmente, na interação com as pessoas ao seu entorno. A inserção e invenção do/no espaço educativo tem o propósito de transformar o sofrimento em vida e possibilidades de aprendizagem. O resultado deste trabalho forja transformações estruturais na convivência entre Philip e todos aqueles em interação com ele. Redes de conversação, quando tecidas em rizoma, permitem a construção de saberes capazes de sustentar outro modo de viver.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes the ways of organizing life and the learning processes of a boy experiencing psychic distress and social abandonment from the moment he receives care at a school facility. The experience involves the organization of a network of conversations among those who live with Philip, a boy who was referred to the Special Education Services (SES) based on the autism diagnosis, one of the disorders in the category of Pervasive Developmental Disorders (PDD). The assistance center proposed was aimed at expanding the way of living and learning of Philip. The interventions come up and develop themselves from the invention of playing and become visible through eye contact, smiles, when handling objects that are part of everyday life and mainly by interacting with people around him. The insertion and invention of/in the educational space is aimed at transforming the suffering in life and learning possibilities. The result of this work creates structural transformations in the coexistence between Philip and all the individuals that interact with him. When consolidated conversation networks enable the construction of knowledge areas that are able to support another way of living.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 27, n. 49 (maio/ago. 2014), p. 431-446pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectAtendimento especializadopt_BR
dc.subjectSpecial education servicesen
dc.subjectPervasive developmental disordersen
dc.titlePhilip dos civilizados, o selvagem da selva de pedrapt_BR
dc.title.alternativePhilip dos civilizados : the wild boy from stone jungleen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000947325pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples