Repositório Digital

A- A A+

Formar-nos professores de matemática : opção pela profissão ou "o que nos restou”?

.

Formar-nos professores de matemática : opção pela profissão ou "o que nos restou”?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Formar-nos professores de matemática : opção pela profissão ou "o que nos restou”?
Outro título Graduating as a mathematics teacher : professional choice or what has been left to us?
Autor Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
Bitencourt, Loriége Pessoa
Resumo O artigo discute resultados de pesquisa cujo objetivo foi analisar os motivos que levaram 39 estudantes a optarem por cursar uma Licenciatura em Matemática na UNEMAT/Cáceres no Estado de Mato Grosso. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa qualitativa, com base em excertos de narrativas escritas. Os dados foram sistematizados em categorias: a) Desejo de Ser Professor e b) O curso que me restou. A partir das proposições apresentadas, em diálogo com os autores que nos deram sustentação teórica, concluímos que a maioria dos estudantes não optou pela profissão de professor e sim pelo desejo ou necessidade de ter um diploma de Ensino Superior.
Abstract The article discusses research results that analyze the reasons why 39 students chose to attend a degree in Mathematics at UNEMAT/Caceres, Mato Grosso State. To this end, the qualitative research method was adopted, based on excerpts from written narratives. The data were organized into categories: a) Desire to be a teacher and; b) The course that has been left to me. From the propositions presented and the dialogue with the authors that gave us theoretical support, we concluded that most students did not opt for the teaching profession but were there for the desire or need of having a Higher Education degree.
Contido em Revista de educação pública. Cuiabá, MT. Vol. 24, n. 55 (jan./abr. 2015), p. 249-269
Assunto Escolha profissional
Matemática
Professor
[en] Degree in mathematics
[en] Initial teacher education
[en] Professional choice
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/110360
Arquivos Descrição Formato
000951696.pdf (167.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.