Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.contributor.authorBarros, Rafael D’Avilapt_BR
dc.date.accessioned2015-02-25T01:58:01Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0101-465Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110363pt_BR
dc.description.abstractEste artigo2 tematiza a escola no que se refere às suas funções e às identidades juvenis a partir do estabelecimento de interlocução com 23 professores da Educação Básica. Trata-se de pesquisa realizada em 2012 que possibilita trazer reflexões sobre os níveis de objetivação do currículo, a construção do planejamento didático-pedagógico e a compreensão dos alunos como sujeitos socioculturais. Tais elementos são considerados a partir da análise discursiva de formulações produzidas pelos professores em entrevista. Considerando 46 depoimentos, conclui-se, a partir da análise, que, para os professores, permanece sendo um desafio enxergar seus alunos como sujeitos com uma trajetória de vida específica que habitam a escola das mais diversas formas. Produzir um planejamento que tenha intencionalidade e, ao mesmo tempo, seja flexível se mostra como um segundo desafio ao trabalho docente. Nesse sentido, motivar um exercício de alteridade, onde os professores se coloquem no lugar de alguém que descobre o mundo a partir da investigação curiosa, com auxílio de outros sujeitos, pode ser um caminho fértil para mudanças pessoais e coletivas de que resultem a invenção de outras propostas possíveis de metodologias, planos de ensino e práticas docentes.pt_BR
dc.description.abstractThis article thematizes the school due to its functions and juvenile identities since the establishment of interlocution with 23 teachers from Basic Education. This is from the research, done in 2012, which enables to bring reflections on the levels of objectification of the curriculum, the construction of the didactic-pedagogic planning and the students’ comprehension as sociocultural subjects. Those aspects are considered based on discursive analysis of formulations produced by the teachers. Considering 46 testimonials, is is concluded from the analysis that, to the teachers, it remains being a challenge to see their students as subjects with a specific life trajectory that inhabit the school in many different ways. To produce a planning that has intentionality, and at the same time, is flexible seems to be a second challenge to the faculty work. In that sense, motivate an exercise in alterity, where the teachers put themselves in the place of the one who discovers the world from the curious investigation with the help of other subjects can be fertile path to personal and collective changes resulting from the invention of other proposals of possible methodologies, lesson plans and teaching practices.en
dc.description.abstractEste artículo tematiza la escuela en relación a sus funciones y las identidades juveniles a partir de la apertura de interlocución con 23 maestros de educación básica. Se trata de una investigación realizada en el año 2012 que permite realizar reflexiones sobre los niveles de objetivación del currículo, la construcción de la planificación didáctico-pedagógica y la comprensión de los alumnos como sujetos socio-culturales. Tales elementos se consideran a partir del análisis discursivo de formulaciones producidas por los profesores en la entrevista. Considerando 46 testimonios, se concluye, a partir del análisis que, para los profesores, sigue siendo un desafío ver a sus alumnos como sujetos con una trayectoria de vida específica que habitan la escuela de las más diversas maneras. Producir una planificación que tenga intencionalidad y, al mismo tiempo, sea flexible se muestra como un segundo desafío para el trabajo docente. En este sentido, motivar un ejercicio de alteridad, donde los profesores se pongan en el lugar de alguien que descubre el mundo a partir de la investigación curiosa, con la ayuda de otros sujetos, puede ser un camino fértil para los cambios personales y colectivos que dan lugar a la invención de otras propuestas posibles de metodologías, planes de enseñanza y prácticas docentes.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 37, n.3 (set./dez. 2014), p. 369-380pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStudents identitiesen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectFacultyen
dc.subjectPedagogical discourseen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectIdentidades discenteses
dc.subjectDocenciaes
dc.subjectDiscurso pedagógicoes
dc.subjectAnálisis del discursoes
dc.titleEscola, currículo e identidades juvenis : efeitos de sentido no discurso de professorespt_BR
dc.title.alternativeSchool, curriculum and youth identities : meaning effects from the teachers’ discourseen
dc.title.alternativeEscuela, currículo e identidades juveniles : efectos de sentido en el discurso de profesoreses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000951482pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples