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Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais

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Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais

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Título Revista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a mais
Autor Lahude, Katherine Both
Orientador Gruszynski, Ana Claudia
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Design editorial
Design gráfico
Piauí (Revista)
[en] Editorial design
[en] Magazine
[en] Piauí magazine
[en] Segmentation
Resumo A pesquisa identifica especificidades do projeto gráfico da revista piauí para analisar como estas se articulam com seu projeto editorial tendo em vista a noção de segmentação. Através da pesquisa bibliográfica contextualiza histórica e socialmente o jornalismo de revista, caracteriza a revista como produto editorial segmentado, e sistematiza princípios e elementos do design que materializam um projeto editorial e comercial. Por meio da pesquisa documental, apresenta a revista piauí e situa diretrizes editoriais e comerciais do título. Com base no quadro teórico e em modelo proposto por Fetter (2011), estabelece um conjunto de elementos que orientam o levantamento de dados junto a um corpus composto por nove edições da revista, aquelas referentes ao mês de outubro de 2006 a 2014. Tem-se como unidades de análise a capa e seções exemplares da publicação, avaliadas de modo quantitativo e qualitativo. Os resultados encontrados evidenciam que a revista piauí atende a um segmento de mercado bastante específico que, através de seu slogan, caracteriza seu leitor “com um parafuso a mais”. Assim, através da articulação do seu projeto gráfico e editorial, a revista mostra-se focada no leitor, com uma missão editorial clara e consolidada ao longo do período averiguado, mas que permite mudanças, quando o propósito é o de comunicação com públicoleitor.
Abstract The research identifies specificities of the design of piauí magazine to analise how these elements articulate with its editorial project – under the prism of segmentation. Through bibliographical research, the work contextualizes, historically and socially, magazine journalism and characterizes magazines as a segmented editorial and commercial project. By documental research, it introduces piauí magazine and presents its editorial and comercial project. Based on the theoretical frame and in the model proposed by Fetter (2011), it sets a conjuct of elements that orientate the gathering of data within a corpus composed by nine editions of the magazine – the ones referent to the months of october from 2006 to 2014. As analytical units, the work has cover analysis and sections of the publications - studied from quantitative and qualitative perspectives. The results founded evidence that piauí answers to a very specific segment of the market, that through its slogan characterizes its reader as an individual ‘with an extra screw’. Therefore, through the articulation of its design and editorial project, in the period investigated, the magazine explicits the focus on the reader with a clear and consolidated editorial mission – but that allows changes when the purpose is communication with the target audience.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110371
Arquivos Descrição Formato
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