Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGruszynski, Ana Claudiapt_BR
dc.contributor.authorLahude, Katherine Bothpt_BR
dc.date.accessioned2015-02-25T01:58:03Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110371pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa identifica especificidades do projeto gráfico da revista piauí para analisar como estas se articulam com seu projeto editorial tendo em vista a noção de segmentação. Através da pesquisa bibliográfica contextualiza histórica e socialmente o jornalismo de revista, caracteriza a revista como produto editorial segmentado, e sistematiza princípios e elementos do design que materializam um projeto editorial e comercial. Por meio da pesquisa documental, apresenta a revista piauí e situa diretrizes editoriais e comerciais do título. Com base no quadro teórico e em modelo proposto por Fetter (2011), estabelece um conjunto de elementos que orientam o levantamento de dados junto a um corpus composto por nove edições da revista, aquelas referentes ao mês de outubro de 2006 a 2014. Tem-se como unidades de análise a capa e seções exemplares da publicação, avaliadas de modo quantitativo e qualitativo. Os resultados encontrados evidenciam que a revista piauí atende a um segmento de mercado bastante específico que, através de seu slogan, caracteriza seu leitor “com um parafuso a mais”. Assim, através da articulação do seu projeto gráfico e editorial, a revista mostra-se focada no leitor, com uma missão editorial clara e consolidada ao longo do período averiguado, mas que permite mudanças, quando o propósito é o de comunicação com públicoleitor.pt_BR
dc.description.abstractThe research identifies specificities of the design of piauí magazine to analise how these elements articulate with its editorial project – under the prism of segmentation. Through bibliographical research, the work contextualizes, historically and socially, magazine journalism and characterizes magazines as a segmented editorial and commercial project. By documental research, it introduces piauí magazine and presents its editorial and comercial project. Based on the theoretical frame and in the model proposed by Fetter (2011), it sets a conjuct of elements that orientate the gathering of data within a corpus composed by nine editions of the magazine – the ones referent to the months of october from 2006 to 2014. As analytical units, the work has cover analysis and sections of the publications - studied from quantitative and qualitative perspectives. The results founded evidence that piauí answers to a very specific segment of the market, that through its slogan characterizes its reader as an individual ‘with an extra screw’. Therefore, through the articulation of its design and editorial project, in the period investigated, the magazine explicits the focus on the reader with a clear and consolidated editorial mission – but that allows changes when the purpose is communication with the target audience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPiauí (Revista)pt_BR
dc.subjectMagazineen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectEditorial designen
dc.subjectSegmentationen
dc.subjectDesign editorialpt_BR
dc.subjectPiauí magazineen
dc.titleRevista Piauí: design editorial para um público com um parafuso a maispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000952693pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples