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A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing

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A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing

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Título A cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing
Autor Ribeiro, Matheus Vivian
Orientador Pithan, Flávia Ataide
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Cor
Endomarketing
[en] Color
[en] Content analysis
[en] Endomarketing
[en] Internal communication
[en] Interviews
[en] The creative process
Resumo Esta monografia propõe-se a estudar a cor no processo criativo de ações de comunicação interna e de endomarketing. A base teórica inicia abordando a imagem sob a luz de diversos pensadores, a sua relação com a semiótica, os elementos que a constituem e o papel do espectador durante a sua interpretação. Em seguida, é explorado um dos pontos importantes da pesquisa, o endomarketing e a comunicação, explicando as diferenças entre ambos e como podem ser utilizados dentro das empresas. Por fim, a cor é apresentada em alguns áreas do conhecimentos como a psicologia, as artes visuais e a física. A partir das informações obtidas, foram elaboradas perguntas direcionadas a responderem os problemas do trabalho. Para tal, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários com profissionais de criação de uma agência especializada em endomarketing e em comunicação interna. Com posse desses conhecimentos, tomou-se algumas campanhas para analisar e fazer relações ratificando as ideias presentes na pesquisa.
Abstract This monograph proposes to study the color in the creative process of internal communication activities and endomarketing. The theoretical basis starts addressing the image by the light of various thinkers, its relation to semiotics, the elements that constitute it and the role of the spectator during his interpretation. Then, it is explored one of the important points of the research, endomarketing and internal communication, where their differences are explained and how it can be used within companies. Finally, the color is shown in some areas of knowledge as psychology, visual arts and physics. From the information obtained, questions were elaborated to answer the questions related to work problems. To this end, questionnaires and interviews were made with creative professionals from an agency that specializes in endomarketing and internal. In possession of this knowledge, took up some campaigns to analyze and make relationships ratifying the ideas in the research.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110372
Arquivos Descrição Formato
000952754.pdf (2.352Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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