Repositório Digital

A- A A+

O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso

.

O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso
Autor Backes, Dalila Inês Maldaner
Orientador Craidy, Carmem Maria
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Adolescente
Educação básica
Ensino privado
Escola
Identidade
Juventude
Política educacional
Prática pedagógica
Violência
[en] Incivility
[en] School
[en] Violence
[en] Young adolescent
Resumo Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada em uma escola privada na região do Vale dos Sinos e busca compreender o conceito de violência escolar e incivilidade a partir de diferentes autores e das falas dos alunos e professores. Aborda, também, o modo como esses jovens adolescentes constroem a sua identidade pessoal através da vivência no cotidiano escolar tendo em vista a forma de tratamento conferida a eles pelos professores e colegas. Além disso, esse estudo busca compreender a prática de encaminhamentos de alunos ao setor pedagógico, prática essa estabelecida na escola pesquisada, que ocasiona, muitas vezes, uma ruptura de comunicação entre os jovens alunos e seus respectivos professores. Essas experiências conformam práticas e resultam em um clima de tensão, insegurança e medo, gerando, dessa forma, relações conflituosas no espaço escolar. Esses conflitos, vividos na escola pesquisada, refletem um movimento de resistência dos alunos às práticas pedagógicas normatizadoras.
Abstract This research was carried out on a private school in the state of Rio Grande do Sul. It has as main objective to comprehend the concept of school violence and incivility based on different authors and on the speech of teachers and students. This study also approach to the way these young adolescents build their personal identity through the life experience on school, considering the way they are treated by their teachers and classmates. Besides, this research intends to understand the practice of the student’s direction to the pedagogical sector. It’s important to mention that this practice, established on the school researched, causes, several times, a communication fault among the young students and their respective teachers. These experiences accommodate practices and results in a tense, insecure and fearful atmosphere, generating a conflictive relationship on the school’s space. This conflicts, lived on the researched school, reflect a resistant movement of students in relation to normative pedagogical practice.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/11067
Arquivos Descrição Formato
000603971.pdf (5.035Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.