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dc.contributor.advisorCraidy, Carmem Mariapt_BR
dc.contributor.authorBackes, Dalila Inês Maldanerpt_BR
dc.date.accessioned2007-11-01T05:12:09Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/11067pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta a pesquisa realizada em uma escola privada na região do Vale dos Sinos e busca compreender o conceito de violência escolar e incivilidade a partir de diferentes autores e das falas dos alunos e professores. Aborda, também, o modo como esses jovens adolescentes constroem a sua identidade pessoal através da vivência no cotidiano escolar tendo em vista a forma de tratamento conferida a eles pelos professores e colegas. Além disso, esse estudo busca compreender a prática de encaminhamentos de alunos ao setor pedagógico, prática essa estabelecida na escola pesquisada, que ocasiona, muitas vezes, uma ruptura de comunicação entre os jovens alunos e seus respectivos professores. Essas experiências conformam práticas e resultam em um clima de tensão, insegurança e medo, gerando, dessa forma, relações conflituosas no espaço escolar. Esses conflitos, vividos na escola pesquisada, refletem um movimento de resistência dos alunos às práticas pedagógicas normatizadoras.pt_BR
dc.description.abstractThis research was carried out on a private school in the state of Rio Grande do Sul. It has as main objective to comprehend the concept of school violence and incivility based on different authors and on the speech of teachers and students. This study also approach to the way these young adolescents build their personal identity through the life experience on school, considering the way they are treated by their teachers and classmates. Besides, this research intends to understand the practice of the student’s direction to the pedagogical sector. It’s important to mention that this practice, established on the school researched, causes, several times, a communication fault among the young students and their respective teachers. These experiences accommodate practices and results in a tense, insecure and fearful atmosphere, generating a conflictive relationship on the school’s space. This conflicts, lived on the researched school, reflect a resistant movement of students in relation to normative pedagogical practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectViolenceen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectIncivilityen
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectYoung adolescenten
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino privadopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleO olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000603971pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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