Repositório Digital

A- A A+

A definição de tipologias documentais para o acervo da mineração

.

A definição de tipologias documentais para o acervo da mineração

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A definição de tipologias documentais para o acervo da mineração
Autor Cardoso, Jéssica Fernanda Cherer
Orientador Enríquez Vivar, Jorge Eduardo
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Arquivologia.
Assunto Museu Estadual do Carvão (Arroio dos Ratos, RS).
Tipologia documental
[es] Archivo histórico
[es] Documental análisis tipológico
[es] Minería
[es] Museo Carbón
Resumo Esta monografia tem como resultado a definição de tipologias documentais para o acervo do Arquivo Histórico da Mineração refletindo a partir da aplicação metodológica as atividades e funções das diferentes empresas que exerceram a atividade mineradora na região carbonífera. Apresenta o surgimento da disciplina diplomática e sua extensão ao campo da arquivística, até sua transformação como uma disciplina auxiliar e reinventada de análise contemporânea de tipologias documentais. Aborda a aplicação da metodologia de análise tipológica para tratamento de massas documentais acumuladas em acervos permanentes. Conceitua o histórico das companhias de mineração, do Museu Estadual do Carvão e do Arquivo Histórico da Mineração bem como a importância do centro cultural na construção da identidade da região carbonífera. Demonstra uma breve análise da situação arquivística do acervo. Constrói a identidade do mineiro, figura representativa da mineração. Expõem a aplicação metodológica e a construção dos instrumentos de registro utilizados para a análise tipológica contemporânea dos documentos. Descreve a seleção do fundo e dos documentos até a definição dos tipos documentais. Conclui retomando o benefício e o êxito da metodologia de identificação de tipos documentais para o acervo da mineração e como deve ser a atuação do arquivista no âmbito profissional.
Resumen Esta monografía ha dado lugar a la definición de tipos de documentos para la colección del Archivo Histórico de la Minería que refleja de las actividades de aplicación metodológicos y funciones de las diferentes empresas que han participado en la actividad de la minería del carbón en la región. Presenta el aspecto de la disciplina diplomática y su extensión al ámbito de la archivística, hasta su transformación como auxiliar y reinventado documental análisis tipología disciplina contemporánea. Aborda la aplicación de la metodología de análisis tipológico para el tratamiento de la masa acumulada documentado en las colecciones permanentes. Conceptualiza la historia de las empresas mineras, el Museo del Estado y Archivo Histórico de Minería del Carbón y la importancia del centro cultural en el edificio de la cuenca carbonífera. Muestra un breve análisis de las colecciones de archivo de la situación. Construye la identidad de la minera, figura representativa de la minería. Exponer la aplicación metodológica y la construcción de los instrumentos de registro utilizados para el análisis tipológico de los documentos de la época. Describe la investigación de antecedentes y documentos para la definición de tipos de documentos. Concluye reanudar el beneficio y el éxito de la metodología para la identificación de los tipos de documentos para la colección y cómo la minería debe ser el papel del archivero en el contexto profesional.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110738
Arquivos Descrição Formato
000952817.pdf (1.681Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.