Repositório Digital

A- A A+

O uso dos arquivos por historiadores : um estudo de caso da pesquisa em História

.

O uso dos arquivos por historiadores : um estudo de caso da pesquisa em História

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso dos arquivos por historiadores : um estudo de caso da pesquisa em História
Autor Kuhn, Priscila Koester
Orientador Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Arquivologia.
Assunto Pesquisa histórica
[es] Archivo
[es] Investigación
[es] Investigador
Resumo Em um mundo onde o conhecimento é à base de tudo e a informação é o meio que nos leva a construção deste conhecimento, a pesquisa é um dos meios utilizados para se chegar à informação necessária. O presente trabalho tem por finalidade levantar o tipo de assunto mais pesquisado pelos historiadores e que tipo de documento é mais escolhido pelos mesmos. Revemos as maneiras aconselháveis de manipulação da documentação, o acesso a esses documentos na Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011, as fontes primarias, secundarias e terciarias da pesquisa, os cuidados que devemos ter com o acervo, fatores de degradação e a conservação preventiva, e os instrumentos de pesquisa que os pesquisadores podem utilizar. O questionário foi apresentado aos professores e alunos do curso de História da UNISINOS e da UFRGS. Através do questionário apresentado é possível descobrir não só as preferências por parte dos pesquisadores, mas também o que pode ser melhorado por parte de uma instituição arquivística.
Resumen En un mundo donde el conocimiento es la base de todo y la información es el medio que nos lleva a construir este conocimiento, la investigación es uno de los medios utilizados para llegar a la información necesaria. Este trabajo tiene como su objetivo plantear el tipo de cuestiones más investigadas por los historiadores y qué tipo de documento es el más elegido por ellos. Se revisan las formas convenientes de manejo de la documentación, el acceso a estos documentos en la Ley N ° 12.527 de 18 de noviembre de 2011, las fuentes primarias, secundarias y terciarias, el cuidado que hay que tener con el acervo, factores de degradación y conservación preventiva y herramientas de investigación que los investigadores pueden utilizar. El cuestionario fue entregado a los profesores y estudiantes de Historia de UNISINOS y de UFRGS. A través del cuestionario presentado es posible descubrir no sólo las preferencias de los investigadores, sino también lo que puede ser mejorado por una institución archivística.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110744
Arquivos Descrição Formato
000952841.pdf (681.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.