Repositório Digital

A- A A+

Plataforma computacional de apoio ao projeto de extensão jogos lógicos de tabuleiro

.

Plataforma computacional de apoio ao projeto de extensão jogos lógicos de tabuleiro

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Plataforma computacional de apoio ao projeto de extensão jogos lógicos de tabuleiro
Outro título Computational support platform for the extension program logical game boards
Autor Rauter, Arthur Carvalho
Orientador Ribas, Renato Perez
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Engenharia da Computação: Bacharelado.
Assunto Android
Jogos lógicos
[en] Logical game boards
Resumo O Programa de Extensão Jogos Lógicos de Tabuleiro envolve atividades com Jogos Lógicos de Tabuleiro. Centenas de jogos foram organizados de forma didática em ordem crescente de complexidade. As atividades tem sido realizadas em escolas e centros comunitários com o intuito de desenvolver o raciocínio lógico dos participantes. O Programa também aborda o desenvolvimento de jogos computacionais para serem uma das modalidades das atividades. Este trabalho, portanto, visa criar uma plataforma computacional de apoio para essas atividades. Mais especificamente, serão abordados os jogos que o programa classifica como jogos de captura. O desenvolvimento dessa plataforma consiste em estudar os jogos de captura e construir um ambiente que agregue esses jogos e permita que eles sejam apresentados em ordem didática. Para permitir que os jogadores joguem contra o computador, foram estudadas implementadas técnicas de inteligência artificial. O resultado é uma plataforma para jogos de captura para o sistema Android e um aplicativo, criado com essa plataforma, que implementa uma sequência de jogos de captura.
Abstract The Extension Program Logical Board Games is based on activities with logical board games. Hundreds of games where organized in a didactic way and ordered by their complexity. The activities of the program took place in schools and community centers aiming to develop the logical thinking of the participants. The Extension Program also works with the development of computer games to be used in its activities. This work, therefore, aims to create a computational platform to support such activities. More specifically, it will deal with the games classified by the Extension Program as capture games. The development of this platform consists of studying the capture games and constructing an environment that groups those games and allows them to be presented in a didactic fashion. So that the players may play against the computer, artificial intelligence techniques were studied and implemented. The aftermath is a platform for capture games for the Android system and an application, created with this platform, that implements a didactic sequence of capture games.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/110756
Arquivos Descrição Formato
000952652.pdf (2.305Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.