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dc.contributor.advisorPesavento, Sandra Jatahypt_BR
dc.contributor.authorBauer, Letícia Brandtpt_BR
dc.date.accessioned2007-11-14T05:12:11Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/11112pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende debater algumas das possíveis relações entre a História e o campo do patrimônio cultural, particularizado pelos remanescentes da redução de São Miguel Arcanjo e Museu das Missões, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Busca compreender em que medida e por quais processos o arquiteto Lucio Costa e o zelador Hugo Machado, por meio de suas atuações junto aos remanescentes, aproximaram-se da operação historiográfica e atuaram, cada qual ao seu modo, na conformação de uma narrativa sobre Missões por meio da organização e preservação dos referidos bens culturais. Num primeiro momento, apresento pontos da trajetória do IPHAN, buscando identificar aspectos que caracterizam a ação de seleção e preservação do patrimônio cultural em nível federal e que julgo serem importantes para a composição de um quadro interpretativo das ações do arquiteto e do zelador em São Miguel entre 1937 e 1950.Em seguida, particularizo a análise das atuações de Lucio Costa e Hugo Machado, relacionando-as, na medida do possível, com a conformação de uma narrativa específica sobre a experiência missioneira, desenvolvida a partir da relação entre temporalidades distintas e do trânsito entre História e Memória.pt_BR
dc.description.abstractThis research presents a debate on a possible relationship between History and the cultural heritage field, distinguished by the remainders of São Miguel Arcanjo reduction and the Missions Museum, both protected by the National Institute of Historic and Artistic Heritage (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN). The study attempts to understand by which processes the architect Lucio Costa and the caretaker Hugo Machado, by means of their performances at the remainders, came close at the historiographical operation and acted, each one in his own way, on the Missions narrative building, through the organization and preservation of the related cultural heritage.At a first moment, I present some points of IPHAN’s trajectory attempting to identify aspects that characterize the election and preservation of the cultural heritage in federal level, and which I judge important for the construction of an interpretative frame on the architect and the caretaker actions in São Miguel between 1937 and 1950. After that, I focus the analysis at the performances of Lucio Costa and Hugo Machado, relating them as possible to the construction of a specific narrative on Missions experience, developed by the relationship of different temporalities and by the transit between History and Memory.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPatrimônio históricopt_BR
dc.subjectSão Miguel Arcanjo, Sítio arqueológico (São Miguel das Missões, RS)pt_BR
dc.titleO arquiteto e o zelador : patrimônio cultural, história e memória São Miguel das Missões (1937-1950)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000604503pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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