Repositório Digital

A- A A+

Visões de Porto Alegre nas fotografias dos irmãos Ferrari (c.1888) e de Virgílio Calegari (c.1912)

.

Visões de Porto Alegre nas fotografias dos irmãos Ferrari (c.1888) e de Virgílio Calegari (c.1912)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Visões de Porto Alegre nas fotografias dos irmãos Ferrari (c.1888) e de Virgílio Calegari (c.1912)
Autor Etcheverry, Carolina Martins
Orientador Marshall, Francisco
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Assunto Fotografia : Paisagens urbanas : Porto Alegre (RS)
[en] City
[en] Landscape
[en] Photography
Resumo Esta dissertação tem por objetivo analisar a produção de vistas da cidade de Porto Alegre, realizadas pelos Irmãos Ferrari e por Virgílio Calegari, dentro do contexto da história da representação da paisagem. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se em torno de dois álbuns produzidos pelos fotógrafos mencionados. Os primeiros produziram um álbum colecionável a partir de fascículos, e a cada mês o assinante recebia uma fotografia da cidade. Já o segundo foi editor de um livro, intitulado Porto Alegre, composto por uma série de fotografias dos principais pontos da cidade e arredores. Estes profissionais são responsáveis por um levantamento iconográfico da cidade de Porto Alegre, estabelecendo uma cultura visual relacionada com a arte. Organizadas em álbuns ou livros, estas imagens engendram sentido à cidade. Esta dissertação partiu da hipótese de que existiam padrões visuais específicos para determinados tipos de imagens. A partir disso, foi feito um percurso a fim de perceber as características formais das paisagens urbanas, não apenas na fotografia, mas também na pintura, com o objetivo de estabelecer possíveis influências na composição das fotografias do corpus documental.
Abstract This thesis has the objective of analyzing the production of views of the city of Porto Alegre by the Ferrari brothers and by Virgílio Calegari, from within the context of the history of landscape representation. In order to do so, the research revolved around two albums produced by the mentioned photographers. The first ones have produced a collectable album using booklets; the subscriber would receive, monthly, a picture of the city. The second was the editor of a book called Porto Alegre, this book was compound by a series of pictures of the main spots of the city and its environ. These professionals are responsible for an iconographic survey of the city of Porto Alegre which established a visual culture related to art. Put together in albums or books, these images give the city sense. This thesis accepted the hypothesis that there are specific visual patterns in specific kinds of images. Starting with that, a specific path was taken towards the end of perceiving the formal characteristics of urban landscapes, not only in photography, but also in painting; this was done with the objective of establishing possible influences on the composition of the pictures from the documental corpus.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/11173
Arquivos Descrição Formato
000607641.pdf (24.77Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.