Repositório Digital

A- A A+

Hertziano X Web rádio : um estudo comparativo das rotinas produtivas nas rádios Ipanema FM e Putzgrila

.

Hertziano X Web rádio : um estudo comparativo das rotinas produtivas nas rádios Ipanema FM e Putzgrila

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Hertziano X Web rádio : um estudo comparativo das rotinas produtivas nas rádios Ipanema FM e Putzgrila
Autor Neves, Wesley de Reus Borges
Orientador Ferraretto, Luiz Artur
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Rádio online (Comunicação)
[en] Airwave radio
[en] Convergence
[en] Ipanema FM
[en] Puzgrila
[en] Webradio
Resumo O presente trabalho faz uma análise comparativa entre duas emissoras de rádio com presença na internet para saber se o suporte interfere nas suas rotinas de produção e como elas utilizam os recursos da web ao seu favor. Como objetos de análises, foram escolhidas a Ipanema FM, que possui emissão tanto no suporte de ondas eletromagnéticas quanto na internet, e a web rádio Putzgrila, que transmite a sua programação apenas pela rede. Para fazer esta pesquisa, foi utilizada a metodologia de estudos de casos múltiplos, baseado em Robert K. Yin (2010), para analisar comparativamente um programa de cada emissora durante três dias, Good Day Sunshine e Ipanema Rock Show, da Putzgrila e da Ipanema FM respectivamente. Também foram entrevistados os administradores das duas rádios, os apresentadores das atrações observadas e realizada uma análise dos sites e das redes sociais em que as duas emissoras estão inseridas. A pesquisa tem como base teórica a economia política da comunicação e informação, conforme Vicent Mosco (1998). Os principais conceitos embasam-se em proposições de autores como: Eduardo Meditsch (2010) para o rádio; Valério Cruz Brittos (2002) a respeito da fase da multiplicidade da oferta; Mariano Cebrián Herreros (2001/2011), que faz a relação da convergência com o meio aqui estudado; Luiz Artur Ferraretto (2014) a respeito do processo de elaboração da identidade de uma emissora; e Nair Prata (2012) sobre as características das web rádios.
Abstract This work makes a comparative analysis between two radio stations with internet presence to see if the technical support interferes with their production routines and how they utilize the resources of the web to their advantage. As objects of analysis were chosen Ipanema FM, which has issued both in support of electromagnetic waves as the internet, and the webradio Putzgrila, which broadcasts its programming via internet. To do this research, the methodology of multiple case studies, based on Robert K. Yin (2010), was used to comparatively analyze a program for each station for three days, Good Day Sunshine and Ipanema Rock Show, the Putzgrila and Ipanema FM respectively. Were also interviewed administrators of the two radios, the presenters of the attractions observed and performed an analysis of sites and social networks in which both stations are located. This research is based on theoretical political economy of communication and information, as Vincent Mosco (1998). The main concepts were based on proposals from authors such as: Eduardo Meditsch (2010) for the radio; Valério Cruz Brittos (2002) about the phase of the multiplicity of supply; Mariano Cebrián Herreros (2001/2011) that makes the relation of convergence with the medium studied here; Luiz Artur Ferraretto (2014) about the process of drafting the identity of a radio station; and Nair Prata (2012) about the characteristics of the web radios.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/111775
Arquivos Descrição Formato
000953061.pdf (3.997Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.