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dc.contributor.advisorSilva, Alexandre Rocha dapt_BR
dc.contributor.authorCirne, Stefanie dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2015-03-06T01:57:53Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/111792pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia se dedica a analisar, pela ótica da processualidade, como o feminino é concebido na graphic novel Ghost World (1998), de Daniel Clowes. Para tanto, propõe-se uma leitura do percurso das protagonistas, as adolescentes Enid Coleslaw e Rebecca Doppelmeyer, através de conceitos como performatividade, processo de subjetivação e devir, os quais ampliam o entendimento do gênero por um viés pós-identitário. O trabalho a seguir se divide em três partes. Em um primeiro momento, localiza-se a graphic novel no contexto de sua criação, bem como no universo das histórias em quadrinhos, e apresenta-se um mapeamento da produção acadêmica sobre ela. Em um segundo momento, explora-se as noções de gênero, identidade e subjetivação, relacionando-as ao objeto de estudo. Por fim, as séries de análise associam elementos relevantes do aporte teórico aos recursos expressivos da obra, de modo a compreender como se dão os processos de subjetivação de Enid e Rebecca. Argumenta-se que o fim da trama mostra dois encaminhamentos diversos à questão do feminino em processo presente em Ghost World – um deles adequado às categorias identitárias de gênero e o outro apontando para a experiência do gênero em fluxo, múltiplo e fundamentalmente instável.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph is devoted to analyze how the feminine is conceived in the graphic novel Ghost World (1998) by Daniel Clowes, regarding the gender in terms of its processuality. To this end, we read into the journey of main characters Enid Coleslaw and Rebecca Doppelmeyer using concepts such as performativity, process of subjectification and becoming, which expand the understanding of gender through a post-identitarian bias. The following paper is divided into three parts. Firstly, we set the graphic novel in the context of its creation and within the comic book universe, presenting a mapping of the academic literature on it as well. Then we explore the notions of gender, identity and process of subjectification, relating these concepts to the object of study. Finally, a series of analyses combine relevant elements of the theoretical approach to expressive features of the work in order to understand how Enid’s and Rebecca’s processes of subjectification are developed. We argue that the end of the story presents two different solutions to the question of the feminine in process in Ghost World – one suited to the identitarian categories of gender and the other pointing to the experience of gender in flux, multiple and fundamentally unstable.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComic booksen
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectGhost worlden
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectFeminineen
dc.subjectProcess of subjectificationen
dc.titleO feminimo em processo: (trans)formações subjetivas em Ghost Worldpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLeites, Bruno Bueno Pintopt_BR
dc.identifier.nrb000953042pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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