Repositório Digital

A- A A+

Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos

.

Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Não tá morto quem peleia: uma análise sobre o consumo e a produção de lomografia e a continuidade dos processos analógicos
Autor Silva, André Lairson Canha da
Orientador Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
Co-orientador Strelow, Aline do Amaral Garcia
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Fotografia
Lomografia
[en] Consumption
[en] Lomography
[en] Photography
[en] Retromania
[en] Vintage
[en] Visual communication
Resumo A pesquisa aqui apresentada consiste em um estudo sobre o papel do movimento lomográfico enquanto perpetuador e incentivador da produção e do consumo de fotografia analógica. Visto que nos encontramos em uma era onde o digital e as inovações técnicas são super valorizadas, torna-se curioso o crescente consumo de uma tecnologia dita ultrapassada. Para compreender esse fenômeno, buscamos primeiramente nos situar em um estado de sociedade dito pós-moderno, a maneira como consumimos e que fatores influenciam nesse processo. Posteriormente, buscamos localizar a fotografia dentro desse momento social atual, bem como seu papel como transformadora do mesmo. Por fim, apresentamos o movimento lomográfico e vamos buscar diretamente em seus consumidores, através de uma pesquisa netnográfica, as respostas para nossas perguntas. Para tanto, faremos o cruzamento entre o levantamento bibliográfico, a análise dos dados obtidos junto aos participantes da pesquisa e a experiência empírica do pesquisador junto ao lomography.com, comunidade observada. Através da análise, buscamos compreender e relacionar a experiência de consumo de lomografia com a perpetuação dos processos analógicos e de que forma ela transforma tanto o produzir quanto o consumir imagens fotográficas na sociedade contemporânea. Observamos, então, um papel importante da lomografia nesse processo, bem como uma hibridização entre o universo do analógico e do digital, permitindo uma circulação de imagens analógicas que de outra forma não alcançariam.
Abstract The research presented here is a study on the role of the lomographic movement while perpetuator and motivational tool of production and consumption of analog photography. Since we're living in times where digital and technical innovations are overrated, it becomes curious to observe the growing consumption of an outdated technology. To comprehend this phenomenon, our first step was to understand our state in a post-modern society, the way we consume and what factors have influence in this process. Later, we tried to locate photography inside this current social moment, as well as its role as a transformative of it. Finally, we present the lomographic movement, looking directly into their consumers, through a netnographic research, the answers to our questions. To do so, we make the intersection between literature survey, analysis of data obtained from the participants of the research and the empirical experience of the researcher while with lomography.com, our chosen community. Through analysis, we seek to understand and relate the experience of consumption of Lomography with the perpetuation of analog processes and how it transforms both the production and the consumption of photographic images in contemporary society.We observe, then, an important role of Lomography in this process, as well as a hybridization between the analog and the digital, allowing a circulation of analog images that otherwise it would not achieve.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/111798
Arquivos Descrição Formato
000952768.pdf (2.069Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.