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dc.contributor.advisorBandeira, Denise Lindstrompt_BR
dc.contributor.authorJacintho, José Roberto Martinspt_BR
dc.date.accessioned2015-03-06T01:57:59Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/111803pt_BR
dc.description.abstractAs mudanças da economia originadas a partir do Plano Real, no ano de 1994, trouxeram ao cenário econômico brasileiro uma reestruturação completa do Sistema Financeiro Nacional, dentre elas o desenvolvimento pujante do cooperativismo de crédito. Um dos motivos de tal pujança foi a estruturação das cooperativas de crédito como sistemas, ou seja, reunidas sob uma mesma bandeira, o Sicredi se apresenta como referência desse modelo no Brasil. Desse modo, este estudo buscou avaliar a eficiência relativa da estrutura de atendimento das cem cooperativas do Sicredi com a utilização de análise envoltória de dados e empregando as informações dos modelos operacional e operacional financeiro. No primeiro, buscou-se avaliar a capacidade de atender as transações demandadas pelos associados nos canais de atendimento dessas cooperativas, e no segundo foram observados os impactos das despesas „não juros‟ em relação aos resultados financeiros em 2013. O modelo operacional expôs uma capacidade instalada com oportunidades importantes de melhorias na sua utilização total pelos associados. O modelo operacional financeiro demonstrou oportunidades de melhor aproveitamento na alocação das despesas „não juros‟ na geração de sobras para as cooperativas.pt_BR
dc.description.abstractChanges in the economy arising from the Real Plan in 1994, led the Brazilian economic scenario toward a complete restructuring of the National Financial System causing, for example, the strong development of Credit Unions. One reason for this growth was the structuring of credit unions as a system, joined under one single brand, Sicredi presents itself as a reference of this model in Brazil. Thus, this study sought to evaluate the relative efficiency of the service structure of one hundred Sicredi Credit Unions with the use of data envelopment analysis and using the information from the operational and financial operating model. At first model, was evaluated the capacity to serve the transactions demanded from Credit Unions´ members in omni-channels and, in the second model, it were observed impacts of expenses 'no interest' in comparison to financial results in 2013. The operational model showed a installed capacity with significant opportunities for improvement in their total use by members. The financial operational model demonstrated opportunities for better use in the allocation of costs „no interest‟ in profits generation for Credit Unions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCooperativismopt_BR
dc.subjectCredit unionsen
dc.subjectSicredien
dc.subjectSistemas de créditopt_BR
dc.subjectCooperativas de creditopt_BR
dc.subjectEfficiencyen
dc.subjectOperating modelen
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectDEAen
dc.titleEficiência relativa do modelo de atendimento das cooperativas do Sicredi utilizando análise envoltória de dadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000953774pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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