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Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental : a questão da unidocência

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Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental : a questão da unidocência

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Título Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental : a questão da unidocência
Outro título Physical education in the early years of basic education : the question of unidocência
Outro título Educación física en los primeros años de educación básica : la cuestión de unidocência
Autor Fonseca, Denise Grosso da
Cardoso, Lisiane Torres e
Resumo Este artigo é um recorte da pesquisa intitulada “Políticas de formação de professores: quais suas implicações na prática Pedagógica da educação física em escolas Públicas estaduais?” Tem como objetivo refletir sobre a educação física nos anos iniciais enfocando a unidocência como prática pedagógica e gratificação salarial. É uma investigação de natureza qualitativa, realizada através de análise documental e entrevista semi-estruturada com seis professores. Em que pese a argumentação pedagógica e legislativa que justifica a unidocência, a análise das informações aponta que, no tocante à Educação Física, sua prática precisa ser revista.
Abstract This article is a part of the research entitled “Teacher education policy: what are the implications in pedagogical practice of physical education in state public schools?” and it aims to reflect on the physical education in early years focusing in one teacher for all the subjects and salarial compensation. It is a qualitative research, conducted through document analysis and semi-structured interviews with six teachers. Despite the legislative and pedagogical reasoning that justifies one teacher the information analysis indicates that, with regard to physical education, practice needs to be revised.
Resumen Este artículo es parte de una investigación titulada "Políticas para la formación del profesorado: ¿qué implicaciones para la práctica pedagógica de la educación física en las escuelas públicas del estado?" y tiene como objetivo reflexionar sobre la educación física en los primeros años centrando en la unidocência como práctica pedagógica y gratificación salario. Se trata de una investigación cualitativa, llevada a cabo a través del análisis de documentos y entrevistas semi-estructuradas con seis profesores. A pesar del razonamiento legislativo y pedagógico que justifique el unidocência, análisis de las información indica que, con respecto a la educación física, la práctica tiene que ser revisada.
Contido em Kinesis, Santa Maria, RS. Vol. 32, n.1, (jan./jun. 2014), p. 42-56
Assunto Educação física escolar
Prática pedagógica
[en] One-teacher school practice
[en] Pedagogical practice
[en] Physical education
[es] Educación Física
[es] Unidocência
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/111805
Arquivos Descrição Formato
000952858.pdf (704.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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