Repositório Digital

A- A A+

Ensino de física na educação de jovens e adultos : contextualizando de uma forma significativa o estudo da eletricidade

.

Ensino de física na educação de jovens e adultos : contextualizando de uma forma significativa o estudo da eletricidade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino de física na educação de jovens e adultos : contextualizando de uma forma significativa o estudo da eletricidade
Autor Almeida, Rodrigo Lapuente de
Orientador Cunha, Silvio Luiz Souza
Data 2014
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.
Assunto Educação de jovens e adultos
Eletricidade
Ensino de fisica
Teorias de aprendizagem
[en] Education
[en] EJA
[en] Electricity
Resumo O presente trabalho traz uma proposta de ensino de eletricidade na modalidade da EJA no Colégio Luterano da Paz localizado no bairro Sarandi, na Cidade de Porto Alegre. O objetivo principal deste trabalho era de criar uma metodologia diferenciada de ensino da parte de eletricidade, utilizando os referenciais de Ausubel e Vigotsky, focando principalmente nos conceitos de carga elétrica, corrente elétrica, diferença de potencial e potência elétrica. Foi elaborado um material onde os estudantes podiam compreender estes conceitos utilizando os seus dispositivos de telefone móvel, computadores, chuveiros elétricos, disjuntores e outros materiais de fácil manuseio. Houve uma significativa melhora na dedicação dos estudantes em aula e também da qualidade de suas respostas.
Abstract This paper presents a proposal to teach electricity in the form of EJA (Young and Adult Education) at Colégio Luterano da Paz located in Sarandi, Porto Alegre. The main objective of this work was to create a different methodology of teach electricity, using the references of Ausubel and Vygotsky, focusing primarily on the concepts of electric charge, electric current, potential difference and electric power. It was made a material where students could understand these concepts using their mobile phone devices, computers, electric showers, circuit breakers and other materials for easy handling. There was a significant improvement in the dedication of the students in class and also the quality of their answers.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/111862
Arquivos Descrição Formato
000953285.pdf (2.039Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.