Repositório Digital

A- A A+

Um pantanal inundado de memórias : análise das ações e do caráter educativo do Museu de História do Pantanal (Muhpan), Corumbá, MS, Brasil

.

Um pantanal inundado de memórias : análise das ações e do caráter educativo do Museu de História do Pantanal (Muhpan), Corumbá, MS, Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um pantanal inundado de memórias : análise das ações e do caráter educativo do Museu de História do Pantanal (Muhpan), Corumbá, MS, Brasil
Autor Fontanari , Lilian Santos da Silva
Orientador Faria, Ana Carolina Gelmini de
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Assunto Educação em museus
Museu de História do Pantanal.
[en] Educational action
[en] Education in museums
[en] Heritage education
[en] Pantanal history museum
Resumo Este trabalho procura analisar o caráter e a função educativa do Museu de História do Pantanal (Muhpan), Corumbá, Mato Grosso do Sul, tendo como enfoque quatro ações educativas (visita orientada, visita animada, museaula e Cheia das letras) em três temáticas expositivas (“Dez Pantanais”, “Trem do Pantanal” e “Guerra contra o Paraguai”). A investigação, do tipo qualitativa, descritiva, sob a forma de um estudo de caso, apoia-se nos estudos de Educação em Museus realizados por alguns autores, tais como Ulpiano Bezerra de Meneses e Maria Célia Teixeira Moura Santos. Discute os conceitos de Educação, Memória, Identidade, Patrimônio e Educação Patrimonial, buscando relacioná-los com a missão, objetivos e propostas educativas do Museu, utilizando-se de entrevistas, análise documental e observação das ações. Investiga como as ações educativas operam e significam as diferentes memórias e identidades regionais nos discursos expográficos. Avalia como as ações educativas e a expografia se articulam na execução dos projetos propostos pela Instituição. Conclui que as ações educativas nos museus têm grande potencial de torná-los centros de formação crítica.
Abstract The present report aims to analyze the educational character and function of the Pantanal History Museum (Muhpan - Museu de História do Pantanal), located in Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brazil. It focuses on four educational actions (guided visits, dramatized visits, museum-class and Flood of Words) and on three exposition themes (“Ten Pantanals”, “The Train of Pantanal”, and “The War against Paraguai”). The investigation conducted was descriptive and based on qualitative methods, taking the shape of a case study and drawing on studies on education in museums by authors such as Ulpiano Bezerra de Meneses and Maria Celia Teixeira Moura Santos. It discusses the concepts of Education, Memory, Identity, Heritage and Heritage Education, aiming to use these concepts to analyze the Museum's mission, objectives and educational purposes, by utilizing interviews, documental analysis and in site observations. It investigates how educational actions operate and signify different regional memories and identities in expographical discourses. It evaluates how educational actions and expography articulate with each other in the fulfillment of projects achieved by the Museum. It concludes that educational actions in museums have a great potential to make them become centers for visitors' critical formation.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/111884
Arquivos Descrição Formato
000953200.pdf (3.215Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.