Repositório Digital

A- A A+

A formação continuada de professores e a prática da sala de aula

.

A formação continuada de professores e a prática da sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A formação continuada de professores e a prática da sala de aula
Outro título The continuing education of teachers and the classroom practice
Autor Castro, Aline Tamires Kroetz Ayres
Bruscato, Andrea Cristiane Maraschin
Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
Resumo O presente artigo apresenta reflexões sobre a formação continuada de professores no atual contexto brasileiro, tendo como objetivo identificar sua influência na prática pedagógica de professores da rede pública municipal do ensino básico, na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, o estudo tem como base autores como Tardif e Lessard (2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993), Freire (2001, 1991), entre outros. As informações foram obtidas através de uma pesquisa descritiva qualitativa com amostra intencional, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados. As questões direcionadas aos professores visaram identificar como estes analisam sua formação e de que forma essa interfere na qualificação da ação pedagógica. Os dados foram analisados à luz das leituras e diálogos realizados durante o seminário “Formação Inicial e Continuada de Professores: Currículos e Práticas”, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo preliminar aponta para o fato de que mudanças emergem nas práticas pedagógicas, assim como nos processos de construção do conhecimento, na medida em que os professores buscam desenvolver sua formação continuada.
Abstract This paper presents refl ections on the continuing education of teachers in the current Brazilian context, aiming to identify its infl uence on the pedagogical practice of public primary school teachers in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The study is based on authors such as Tardif and Lessard (2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993) and Freire (2001, 1991), among others. The data were obtained through a descriptive qualitative research project with an intentional sample that used a questionnaire to produce the database. The questions directed to teachers aimed to identify how they analyze their education and how it bears on the qualifi cation of their pedagogical action. The data were analyzed based on the readings and dialogues held during the seminar on “Initial and Continuing Teacher Training: Curricula and Practices” that is part of the Graduate Studies Program in Education at the Federal University of Rio Grande do Sul. This preliminary study indicates that changes occur in teaching practices and in processes of knowledge construction as teachers seek to develop their continuing education.
Contido em Educação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 18, n. 3 (set./dez. 2014), p. 271-2796
Assunto Educação continuada
Ensino público
Prática pedagógica
Professor
[en] Continuing education for teachers
[en] Pedagogical practice
[en] Public schools
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/111899
Arquivos Descrição Formato
000953452.pdf (290.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.